Sabia que já pode ir de Lisboa ao Porto num autocarro 100% elétrico?

3 semanas atrás 50

A Flixbus acaba de anunciar, pela primeira vez em Portugal, um autocarro 100% elétrico para fazer as viagens entre Lisboa e Porto.

A partir de agora já é possível viajar entre as cidades de Lisboa e Porto num autocarro 100% elétrico. A empresa alemã Flixbus, usando um autocarro chinês da marca Yutong — com uma autonomia de cerca de 400 km —, promete fazer esta viagem duas vezes por dia (uma em cada sentido), sete dias por semana.

O autocarro carregará a sua bateria de 425 kWh no final de cada viagem. Cada carregamento demorará, em média, 2h45min (dos 20% aos 100%) na sua potência máxima — cerca de 120 kWh num carregador ultrarrápido.

A EDP fica responsável pelos carregamentos em Lisboa, fornecendo energia através de um ponto de carga situado nas suas instalações de Sacavém. No Porto, os carregamentos serão assegurados pela AV Feirense, que já conta com diversos carregadores nas suas instalações.

Flixbus© Flixbus

Este projeto, para além de contar com o apoio da EDP, tem ainda a parceria da AV Feirense. Com a utilização deste autocarro, a empresa adianta que vai conseguir poupar um mínimo de 150 toneladas de CO2 por ano.

“Este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança.”

Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal

Há cerca de dois anos, a Flixbus testou o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico. No entanto, o plano não correu como se previa, uma vez que não existiam condições para o seu carregamento. “É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa”, afirmou Pablo Pastega.

Descarbonização total até 2040

O novo autocarro 100% elétrico insere-se no compromisso da Flixbus que prevê a descarbonização total da sua frota na Europa até 2040, antes do prazo previsto. “Para atingir estes objetivos, a Flix está a preparar a transformação progressiva da frota de autocarros dos seus parceiros, procurando combustíveis e tecnologias alternativas ao gasóleo, mais sustentáveis.”

Desta forma, para ajudar a reduzir as suas emissões de carbono, a empresa alemã está a seguir a iniciativa SBTi (Science-Based Target initiative). Através desta, a Flixbus pretende cortar as emissões poluentes da sua frota em 54% e a dos autocarros das empresas parceiras em 41%.

Leia também: PSP fez “mega operação” aos TVDE. Estes foram os resultados

Para isso, a empresa continua a testar várias opções, desde autocarros 100% elétricos, biodiesel, gás natural, e até soluções com painéis solares. Em breve, espera também iniciar testes com autocarros movidos a hidrogénio em solo europeu.

Sabe esta resposta?
Qual destas pontes no Porto é uma prima afastada da Torre Eiffel?
Ler artigo completo