Sam Altman regressa à administração da dona do ChatGPT com novos diretores

6 meses atrás 57

De acordo com os advogados que investigaram o caso, o despedimento de Altman e de Greg Brockman foi “consequência de uma rutura na relação e perda de confiança entre o anterior conselho de administração e Altman”.

O criador do ChatGPT e CEO da OpenAI vai voltar ao conselho de administração da empresa, depois de ter sido afastado no fim do ano passado. Além da reintegração de Altman, a OpenAI vai contar com três novos diretores.

A investigação conduzida pela sociedade de advogados WilmerHale concluiu que a decisão da anterior administração “não resultou de preocupações relacionadas com a segurança do produto, o ritmo de desenvolvimento, as finanças da OpenAI ou as suas declarações aos investigadores, clientes ou parceiros comerciais”. De acordo com os advogados, o despedimento de Altman e de Greg Brockman foi “consequência de uma rutura na relação e perda de confiança entre o anterior conselho de administração e Altman”.

Importa lembrar que, após o despedimento do CEO e do chairman, foram vários os funcionários e quadros da OpenAI a exigir o regresso do fundador do ChatGPT. Importa lembrar que Altman foi demitido numa sexta-feira e na segunda-feira, a 20 de novembro, a Microsoft anunciava a sua contratação, isto depois de ter investido dez milhões na empresa de Inteligência Artificial.

Quem são os novos diretores?

Agora, além de Sam Altman, entram novas caras para a OpenAI.

A ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates, Sue Desmond-Hellmann, a ex-presidente da Sony Entertainment, Nicole Seligman, e CEO do Instacart, Fidji Simo, são os novos nomes do conselho de administração da dona do ChatGPT.

A novidade foi partilhada pelo próprio CEO na rede social X (ex-Twitter).

Assim, estes nomes juntam-se a Adam D’Angelo (CEO do Quora), Bret Taylor (ex-co-CEO da Salesforce) e Larry Summers (ex-Secretário do Tesouro dos EUA).

“Estou agradecido a todos da equipa por serem resilientes (uma grande competência OpenAI!) e por se manterem concentrados durante um período difícil”, escreveu o CEO.

“Quero agradecer em particular à Mira pela nossa forte parceria e liderança durante o drama, desde então, e em todos os momentos tranquilos que realmente contam. E ao Greg [Brockman], que desempenha um papel especial de liderança sem o qual a OpenAI simplesmente não existiria”, lê-se na publicação.

i’m very happy to welcome our new board members: fidji simo, sue desmond-hellmann, and nicole seligman, and to continue to work with bret, larry, and adam.

i’m thankful to everyone on our team for being resilient (a great openai skill!) and staying focused during a challenging…

— Sam Altman (@sama) March 9, 2024

“Aprendi muito com esta experiência. Algo que vou partilhar agora: quando acreditei que um ex-membro da administração estava a prejudicar a OpenAI através das suas ações, deveria ter gerido a situação com mais graça e atenção. Peço desculpa por isso, e desejo que tivesse agido de forma diferente”.

Com isto, a mensagem de Sam Altman termina com esperança para o futuro da empresa: “Temos um trabalho importante pela frente e mal podemos esperar para mostrar o que vem a seguir”.

Ler artigo completo