Sanofi assina acordo com Novavax para desenvolvimento de novas vacinas

3 meses atrás 56

As duas empresas assinaram um acordo de licenciamento, que prevê a co-comercialização da vacina para o Covid da Novavax e o desenvolviemnto de novas vacinas. A Sanofi anunciou ainda que vai investir numa participação minoritária de capital da Novavax.

A Sanofi, empresa farmacêutica, assinou um acordo de licenciamento com a Novavax, empresa norte-americana de biotecnologia, para o desenvolvimento do seu portfólio diversificado de vacinas best-in-class.

Para além do acordo celebrado entre as duas empresas, a farmacêutica revelou também que vai investir numa participação minoritária de capital da Novavax.

O acordo assinado confia uma licença co-exclusiva para co-comercializar, a nível mundial, a atual vacina de Covid-19, uma licença única para a utilização desta vacina em associação com as vacinas da gripe da Sanofi, e uma licença não exclusiva para utilizar o adjuvante Matrix-M em vacinas.

O contrato prevê ainda que a Novavax receba um pagamento antecipado de 500 milhões de dólares até 700 milhões de dólares, sendo que tendo em conta os sucessos alcançados pode ir até aos 1,2 mil milhões de dólares no total.

A Novavax vai ter direito a pagamentos de royalties de dois dígitos pela Sanofi, e ainda terá o direito a oportunidades adicionais de lançamento e objetivos de vendas de até 200 milhões de dólares, mais royalties de dígito único.

Já a Sanofi vai registar, a partir de 2025, as vendas da vacina de Covid, ficando responsável por suportar determinados custos de I&D, regulamentares e comerciais. A farmacêutica vai também ser a única responsável pelo desenvolvimento e comercialização de qualquer nova vacina combinada gripe-Covid.

John Jacobs, CEO da Novavax, afirma que “esta colaboração é importante para a Novavax e para a saúde pública global. A nossa nova parceria combina as tecnologias de proteína recombinante e nanopartículas da Novavax, o adjuvante Matrix™ e experiência de I&D com a liderança mundial da Sanofi no lançamento e comercialização de vacinas inovadoras”.

“Juntos, podemos alargar o acesso tanto à nossa vacina contra a COVID-19, como ao nosso adjuvante, para garantir que mais pessoas possam beneficiar da proteção que as vacinas podem proporcionar”, sublinha o administrador da Novavax.

Ler artigo completo