Santa Clara bate União de Leiria e é campeão da II Liga

4 meses atrás 38

Está confirmado: o Santa Clara sucede ao Moreirense e é o novo campeão da II Liga. Numa disputa taco a taco com o Nacional, a turma açoriana soube gerir as emoções da vantagem madeirense no duelo com o Mafra e foi capaz de vencer a União de Leiria (2-0), único resultado possível para garantir as faixas de vencedor. 

Estádio perto da lotação máxima, tarde de sol e de festa garantida face à subida alcançada na passada semana em Mafra. Uma vitória garantia o cetro de campeão e foi atrás dessa «cereja» que os pupilos de Vasco Matos rapidamente se encarregarem de ir atrás. A formação leiriense, nada atemorizada e também com algum apoio em São Miguel, mostrou segurança e confiança que chegue para atormentar o setor defensivo do líder.

Brenner Lucas, grande novidade de Filipe Cândido no onze visitante, testou a atenção de Gabriel Batista e motivou a pronta resposta -  de livre - encabeçada pelo pé esquerdo do dinamizador dos açorianos, Bruno Almeida.

O lance fez disparar a tendência favorável ao Santa Clara e o golo voltou a estar iminente pelos pés de Diogo Calila e Alisson Safira, em jogadas com selo de construção de Bruno Almeida.

Percebendo o ascendente insular, os leirienses procuraram adormecer o ritmo - sem nunca perder o foco na baliza - e a vantagem ficou muito perto de acontecer. Lançado nas costas da defensiva contrária por Leandro Antunes, Arsénio levou Gabriel à defesa da etapa para alívio dos milhares de adeptos afetos aos encarnados de Ponta Delgada.

O intervalo chegava com a indesejável notícia da vantagem do Nacional. A missão mantinha-se a mesma: chegar à vantagem o mais depressa possível para confirmar a tal «cereja» já falada. Por isso mesmo, a pressão foi imensa com os primeiros 20' da etapa complementar a serem jogados quase exclusivamente no terço defensivo leiriense.

As aproximações foram muitas, as finalizações com perigo nem por isso, mas a festa surgiu mesmo, já depois de um intenso protesto por pretenso penálti de Kieszek sobre Diogo Calila. Com um formidável vólei à entrada da área, Pedro Ferreira adiantou os açorianos no primeiro de dois capítulos de festa. 

Filipe Cândido ainda procedeu a várias alterações, a União de Leiria subiu uns metros, só que Bruno Almeida, surgiu em boa hora para evitar a eventual tensão de uma vantagem mínima na reta final. Após centro bem medido de Gabriel Silva, o médio canhoto fuzilou as redes de Kieszek, ouvindo-se, desse momento até ao fim os cânticos dos mais de sete mil adeptos açorianos.

«Campeões, campeões, nós somos campeões.»

SANTA CLARA

EMPATE

UD LEIRIA

Ler artigo completo