Santander junta 700 reitores e académicos de alto perfil na Universidade de Valência

2 meses atrás 30

A Universidade de Valencia recebe nos dias 8, 9 e 10 de maio, o V Encontro Internacional de Reitores Universia no qual participam sete centenas de reitores e representantes académicos de 14 países, incluindo Portugal. A delegação nacional integra 35 reitores e presidentes dos institutos politécnicos.

O encontro, que constitui a maior iniciativa mundial da especialidade, foi apresentado aos jornalistas esta quinta-feira, nos claustros da Universidade de Valência, uma das mais antigas e importantes de Espanha.

“Durante três dias, Valência será a capital mundial do ensino superior”, afirmou Mavi Mestre, reitora da Universidade de Valência e Presidente do Comité Académico do Encontro Internacional de Reitores Universia, revelando que o encontro finalizará com o que será a Declaração de Valência, um “compromisso para continuar a avançar na relação entre universidade e sociedade, uma sociedade que esperamos que alcance níveis mais elevados de bem-estar”.

Mavi Mestre explicou que os trabalhos preparatórios incluíram um inquérito aos reitores e quatro webinars relacionados com os três eixos em que vão assentar os debates. A saber: aprendizagem ao longo da vida, promoção do empreendedorismo e da inovação, e redes e interligação entre universidades.

Josefina Bueno, do Governo Regional de Valência, responsável pelas áreas de Inovação, Universidades, Ciência e Sociedade Digital e representante da Cidade das Artes e das Ciências, onde irá decorrer o encontro, que também participou na sessão, destacou a força das universidades em Valência, salientando ser a região de Espanha com o maior crescimento em termos de inovação.

“As universidades permitem juntar investigadores e empresas numa parceria fundamental que impulsiona a transformação económica na qual o nosso governo regional está a trabalhar tão arduamente”, referiu, acrescentando que “as sociedades modernas como a comunidade de Valência são construídas sobre a justiça social e a unidade que resultam do conhecimento, investigação e inovação”.

Por seu turno, Joan Ribó, presidente da Câmara Municipal de Valência, disse que as duas universidades públicas valencianas estão integradas nas principais redes de excelência internacional, tanto a nível de ensino como de investigação, “e estão na vanguarda da investigação, inovação e geração de conhecimento na cidade”.

Depois de salientar que “a sociedade enfrenta desafios globais e precisa do apoio de instituições, governos e empresas para os enfrentar”, Matías Rodríguez Inciarte, presidente do Santander Universidades do Banco Santander, organizador do Encontro, afirmou: “Valência vai tornar-se num espaço de debate e reflexão sobre o papel que a universidade, por intermédio da sua atividade docente e de investigação, deve desempenhar para lidar com os desafios atuais, em prol de uma sociedade mais próspera”.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia é organizado pelo Banco Santander e será presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e do Universia. Segue-se aos encontros de Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005.

Ler artigo completo