São precisas mais reformas na Guiné Equatorial antes de novo programa financeiro, diz FMI

11 meses atrás 180

"São necessários mais progressos no domínio das privatizações, no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo", disse o economista do departamento africano Thibault Lemaire, em declarações à Lusa, no seguimento da divulgação do relatório do FMI sobre a África subsaariana, no âmbito dos Encontros da Primavera do Fundo.

"Uma delegação da Guiné Equatorial participou nestes encontros e o FMI continua a colaborar estreitamente com as autoridades e está pronto para prestar assistência técnica e mais aconselhamento aos decisores políticos", acrescentou.

Este economista do departamento africano disse que o novo ministro das Finanças "solicitou o reatamento das missões do FMI, incluindo uma para realizar o balanço do programa de financiamento ampliado de 2019, que terminou sem uma conclusão e uma avaliação", estando prevista uma missão ao país em maio.

"Embora lentamente, as autoridades implementaram várias das reformas do programa de 2019 e no âmbito do período de ajuda e emergência, em 2021", lembrou Thibault Lemaire.

O economista reconheceu que "foram alcançados resultados notáveis em algumas áreas, como a melhoria da gestão das finanças públicas, aprovação da lei anticorrupção, conclusão de auditorias de empresas públicas de petróleo e gás e publicação de declarações de património de altos funcionários públicos".

O mais recente país a aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) registou uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, mas deverá voltar à recessão este ano, registando uma quebra "ainda mais acentuada em 2024 devido à diminuição de produção de hidrocarbonetos, ao acidente no maior poço de petróleo e ao esgotamento dos poços, bem como à descida dos preços".

O FMI prevê uma expansão do PIB de 1,6% em 2022, a que se seguem dois anos de recessão, de 1,8% e 8,2% neste e no próximo ano, de acordo com o relatório sobre as economias da África subsaariana, divulgado este mês nos Encontros da Primavera do FMI e do Banco Mundial.

Ler artigo completo