SC Braga com olhos nas decisões: «Não somos favoritos, mas somos candidatos»

3 semanas atrás 38

Ultimam-se pormenores para o arranque da Liga BPI, cujo início oficial está agendado para esta sexta-feira. Em Braga, a competição começa no domingo, com a receção do SC Braga ao vizinho FC Famalicão. Na derradeira sessão de trabalho com vista à preparação para a estreia oficial, Miguel Santos e Dolores Silva fizeram a antevisão do primeiro duelo da temporada.

Numa manhã onde as portas do treino arsenalista foram abertas durante alguns minutos à presença da comunicação social, treinador e capitã de equipa partilharam a visão sobre os objetivos para a época que se avizinha, fizeram o balanço da preparação e analisaram o primeiro opositor da temporada.

Miguel Santos em discurso direto

Estado da equipa: «A equipa está bem, trabalhou bem durante esta pré-época toda. Foi uma pré-época um bocadinho mais longa do que o esperado, mas a equipa evoluiu bem em todos os níveis, do ponto de vista tático, técnico, físico e mental. Encontramo-nos prontos para o arranque do campeonato e para a exigência deste início de época.»

Expetativas para o jogo com o FC Famalicão: «Estamos à espera de um jogo em que encontraremos um FC Famalicão, à partida, numa posição de maior expetativa e não a fazer uma pressão tão alta. Nós estamos preparados para isso. Se vierem cá com linhas subidas, também estaremos preparados para esse fator.

São uma equipa que quer apostar muito nos lances de bola parada, querem fazer disso também momentos importantes para poder fazer golos. Também nos preparamos para esse fator. Estamos com a lição estudada, as jogadoras estão bem preparadas e perceberam o que queremos do jogo. Fizemos tudo para podermos entrar a ganhar e proporcionarmos um bom espetáculo a todos os adeptos do SC Braga.»

Pré-época mais longa e alterações ao plantel: «Como foi notório, reformulámos um bocadinho a equipa. Em virtude da classificação da época passada não fomos disputar a Supertaça e isso teve um aspeto positivo de termos mais tempo para trabalhar, o que foi ótimo para nós. A reformulação que fizemos foi, no nosso entender, necessária para dotarmos a equipa com outro tipo de jogadoras, com caraterísticas diferentes e que nos permitam depois variantes táticas também diferentes.

O SC Braga da época passada e o SC Braga deste ano tem uma ou outra semelhança, mas muitas diferenças, especialmente nos setores médio e avançado, mas também tivemos algumas entradas no setor defensivo. A única posição que não levou nenhum reforço foi a baliza, porque entendíamos que as guarda-redes que cá estavam davam totais garantias para esta época. Foi o único lugar onde não nos reforçamos.»

FC Famalicão já com um jogo realizado: «O ritmo competitivo fomos dando com jogos-treino. Obviamente que os jogos oficiais são um bocadinho diferentes, mas nós fomos fazendo jogos-treino com diferentes níveis de complexidade e que nos deram diferentes níveis de ritmos e intensidade de jogo. Não será por aí. Depois, o FC Famalicão já fez um jogo oficial, que nos permitiu ter essa análise, mas nós fizemos já um jogo-treino entre as duas equipas. Valem o que valem, como é evidente, mas serviu para o FC Famalicão nos conhecer melhor e para nós também conhecermos melhor.

Acho que jogos oficiais têm sempre uma história diferente. Não tenho dúvidas de que o jogo será diferente do que o que fizemos, que já foi há duas semanas. São jogos que têm caraterísticas diferentes. É um jogo oficial, de início de época e onde o SC Braga vai entrar bem preparado. A forma como planeámos as coisas leva-nos a crer isso. O FC Famalicão conhece-nos um bocadinho, mas nós também estudámos bem o FC Famalicão e criámos situações que façam com que fiquem desconfortáveis, que é o que se pretende.

Vamos por aí, mas com a certeza de que o FC Famalicão sabe bem que equipa vai defrontar e isso é que torna as coisas agradáveis, duas equipas que se conhecem e estudaram, mas que depois vão ter estratégias diferentes. Quero que a estratégia do SC Braga seja superior e ganhe.»

Objetivos: «O SC Braga não é favorito em competição nenhuma, mas é candidato. Não é discurso, mas é simplesmente percebermos que o SC Braga tem uma equipa técnica que entrou em fevereiro e um plantel novo que começou em julho. Por exemplo, o Benfica e o Sporting têm praticamente as mesmas equipas da época passada, que sofreram alguns retoques, e as equipas técnicas há três ou quatro anos. Dá outro tipo de estabilidade no trabalho e as ideias estão cimentadas de outra forma.

Nós estamos a recomeçar um caminho, mas estamos a fazê-lo bem feito. Os objetivos são entrar em todos os jogos do campeonato para ganhar, disputar todos os pontos. Na Taça de Portugal e na Taça da Liga, queremos chegar o mais longe possível e se pudermos ganhar, ótimo. Somos candidatos, mas não somos os principais favoritos.

Depois, atendendo a que este ano, em virtude de todo o trabalho que foi feito por Sporting, SC Braga e Benfica, haver três vagas para a Europa, obviamente não queremos perder o comboio europeu. Isto é política e cultura do clube. O SC Braga é um clube com grandes tradições nacionais e europeias e no feminino quer continuar a sê-lo também. Esse também é um dos objetivos. Não sendo favoritos, somos candidatos a esse lugar e foi para isso que preparamos o plantel.»

Dolores Silva em discurso direto

Balanço da pré-época e antevisão ao arranque oficial: «Estamos muito motivadas para que chegue o início da competição, felizmente já vai começar. Tem sido uma longa preparação, com muitas caras novas na equipa. O objetivo foi sempre integrá-las da melhor maneira possível e tentarmos adquirir ao máximo os processos do mister, que entrou recentemente antes de terminar a época anterior. O balanço é positivo destes meses de preparação. Acima de tudo, estamos muito motivadas e focadas para este primeiro jogo oficial.»

@SC Braga

Papel de capitã na integração das novas jogadoras: «As saídas e entradas fazem sempre parte. Nos últimos anos tem sido um pouco esse o registo que temos vindo a ter no SC Braga. Por um lado, acaba por não ser bom, porque não temos a estabilidade que outros clubes têm, mas independentemente disso, a nossa filosofia é tentar receber da melhor maneira possível todas as jogadoras, sejam portuguesas ou internacionais.»

Objetivos para a temporada: «O objetivo é sempre fazer melhor do que nas épocas anteriores. No ano passado não terminámos da maneira que pretendíamos nem da forma que o clube merece e para a qual luta. É o que é, é passado. Agora é focar no presente e dar o nosso melhor, trabalhar ao máximo diariamente para potenciar as nossas qualidades e demonstrar depois em campo. Queremos dar luta pelas competições em que vamos estar inseridas e também pela vaga na Champions League, que é um dos grandes objetivos.»

Expetativa para o FC Famalicão: «Acima de tudo, estamos muito motivadas por poder ter o primeiro jogo oficial. Jogamos em casa, sabemos que o adversário já teve um jogo oficial e já tivemos também um jogo-treino contra o FC Famalicão. Não vamos esperar uma tarefa fácil. A competição é sempre um momento em que toda a gente quer dar o seu melhor e o FC Famalicão não nos vai facilitar a vida. Temos de estar muito alerta, com o máximo de foco e concentração. Jogamos em casa e queremos que os nossos adeptos possam vir apoiar-nos. Começar com uma vitória, também para eles, seria importante.»

Ler artigo completo