Sceye HAPS: ‘Zeppelin’ solar nos céus, acesso à Internet na terra

1 mes atrás 53

A norte-americana Sceye foi fundada em 2014 e quer desenvolver uma solução para o acesso à Internet em comunidades remotas. O HAPS (High-Altitude Platform Station) é uma destas propostas: uma estação de elevada altitude que mede 65 metros, está cheia de hélio e, sem tripulação, consegue manter-se a pairar entre 60 mil e 65 mil pés (o equivalente a 18.288 a 19.812 metros).

Todo o ‘corpo’ desta estação está revestido por células solares que asseguram a captação de energia do Sol e que o HAPS consegue pairar a determinadas altitudes e coordenadas de GPS. Em teoria, esta aeronave pode manter-se nos ares durante meses a fio e pode ser usada depois para tarefas como fornecimento de acesso à Internet, monitorização do clima e do ambiente, vigilância para fogos florestais ou outras situações de perigo, noticia o New Atlas.

Clique nas imagens para ver o Sceye HAPS

O HAPS já faz parte de dois projetos nos Estados Unidos: um destinado a fornecer acesso de banda larga à Nação Navajo, a maior comunidade indígena no país, e outro de estudo e rastreio das emissões de metano no país.

No seu voo inaugural, em 2021, o HAPS conseguiu fornecer ligação LTE a um smartphone em terra e a uma distância recorde de 140 quilómetros. Agora, a empresa atingiu outro marco importante, ao demonstrar a capacidade de recarregar as baterias em pleno voo e usando essa energia para pairar durante a noite. Stephabie Luongo, chefe da missão, descreve que “o voo foi uma importante demonstração do desempenho e resiliência da nossa plataforma”.

Com mais de 20 voos de testes já realizados, a empresa quer realizar mais dois ainda este ano e prevê um lançamento comercial já para 2025.

Veja o vídeo

Ler artigo completo