Schmidt chamou três jovens ao banco: quem são eles?

8 meses atrás 66

Novidades das grandes na convocatória do Benfica para a receção ao FC Famalicão. Privada de vários atletas por diferentes motivos, a equipa técnica liderada por Roger Schmidt decidiu socorrer-se de três jovens da equipa B encarnada para compor o banco de suplentes na partida desta sexta-feira.

O defesa central Gustavo Marques foi um dos atletas chamados por Schmidt. O atleta de 22 anos chegou a Portugal na temporada passada, por empréstimo do América Mineiro, e é nessa condição de emprestado que continua no futebol português, mas agora ao serviço do Benfica.

Formado no Coelho, Marques estreou-se como sénior ao serviço do Luverdense, no primeiro de três empréstimos que já soma na curta carreira. Em 2021, impôs-se nos sub-20 do clube que o formou, com 27 jogos e três golos. As prestações valeram-lhe um lugar no plantel principal no ano de 2022, sendo que realizou apenas nove partidas e apontou um golo. No último ano foi pilar na defesa do Torreense - 30 jogos, três golos e duas assistências - e esta temporada vem sendo indiscutível na equipa secundária das águias - 14 jogos -, pelo que mereceu agora a confiança de Schmidt para fazer face à ausência de Nicolás Otamendi.

Os outros dois atletas chamados pisam terrenos mais adiantados: Gerson Sousa e Hugo Félix foram os escolhidos para colmatar as ausências de Ángel Di María e Casper Tengstedt, o primeiro a gozar de uma quadra festiva prolongada na Argentina e o segundo a contas com uma lesão sofrida num dos últimos treinos da equipa. 

Gerson Sousa acaba por ser uma solução direta para a falta de Angelito. Extremo que pode atuar em ambas as faixas, está ligado ao Benfica desde 2014, quando integrou a equipa sub-13. Desde então, o jovem natural de Lagos - esteve três anos no Benfica de Loulé antes de se mudar para Lisboa - fez todo o percurso nos escalões de formação da águia e estreou-se pelos sub-23 em 2019/20 (oito jogos). Desde 2020/21 que soma jogos pela equipa B, mas só na época passada se afirmou em definitivo no conjunto secundário: 32 jogos, sete golos e cinco assistências. Este ano já leva um tento e três assistências em 15 partidas.

Hugo Félix, por último, carrega desde logo o «peso» nas costas de ser o irmão mais novo de João Félix, a venda mais cara da história do clube encarnado. Jogador mais de corredor central, passou pela formação do FC Porto antes de integrar os quadros do Benfica. Em Lisboa desde 2016, estreou-se pela equipa B em 2021/22, quando ainda pertencia ao escalão de juniores. No último ano já integrou quase que a título definitivo a equipa de sub-23 - 30 jogos, 13 golos e uma assistência - e esta temporada tem tido uma utilização repartida: nove jogos nos B, três nos sub-23 e três nos sub-19.

Três caras novas promovidas, esta sexta-feira, por Schmidt à equipa principal. Fica no ar a possibilidade de estreia para três atletas em busca de escreverem a sua história de águia ao peito.

BENFICA

EMPATE

FC FAMALICÃO

Ler artigo completo