Schroders publica primeiro relatório sobre investimento de impacto

2 meses atrás 59

Peter Harrison, CEO do Grupo Schroders, sublinha que “a publicação do nosso primeiro relatório de impacto é um verdadeiro passo em frente para garantir que os nossos clientes possam ver claramente o impacto positivo tangível dos seus investimentos”.

A gestora de ativos britânica publicou esta semana o seu primeiro relatório de impacto, que reforça o compromisso do Grupo com o “investimento de impacto” e o seu empenho em apresentar resultados sociais e ambientais positivos em nome dos seus clientes.

“Este lançamento é o culminar do investimento e subsequente integração da BlueOrchard, a empresa pioneira de investimento de impacto que a Schroders adquiriu em 2019 e que levou ao desenvolvimento do Impact Framework da Schroders”, revela a gestora de ativos.

A Schroders diz que este Framework foi verificado de forma independente pela BlueMark, um dos principais fornecedores independentes de serviços de verificação de impacto.

O Relatório de Impacto da Schroders apresenta um sumário dos impactos tangíveis da linha de investimentos de impacto da empresa e demonstra o empenho da Schorders em “medir e comunicar os resultados das suas carteiras Impact Driven aos clientes”.

A linha Schroders Impact inclui 20 fundos centrados num amplo espetro de classes de ativos e geografias, nas quais se incluem ações, private equity e dívida privada, infraestruturas, imobiliário e soluções de ativos multi-privados. Representa aproximadamente 5,25 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros) em ativos sob gestão da Schroders, Schroders Capital e BlueOrchard.

Até à data, a linha de fundos Impact da Schroders investiu em empresas, fundos e ativos que apoiam 504.646 pessoas, 91.569 destas relacionadas com serviços de saúde, 36.068 com serviços digitais e 67.763 com serviços financeiros.

Este é o impacto positivo atribuído pela Schroders, que é o impacto associado à dimensão do investimento da empresa, em 31 de dezembro de 2023.

“O relatório fornece uma análise abrangente e aprofundada da contribuição do portfolio da Schroders para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, bem como uma visão geral das atividades de engagement promovidas pelas empresas listadas nos fundos Impact Driven da Schroders”, refere a gestora de ativos em comunicado.

Além disso, acrescenta, disponibiliza informações sobre o desempenho para as alterações climáticas das carteiras da Schroders, incluindo o seu perfil de emissões e riscos climáticos que estão a enfrentar, bem como as potenciais oportunidades de investimento na transição climática já identificadas.

A Schroders é a única grande empresa de gestão de ativos diversificados a figurar no Practice Leaderboard da BlueMark, uma lista que seleciona as melhores práticas de gestão do impacto.

Peter Harrison, CEO do Grupo Schroders, sublinha que “a publicação do nosso primeiro relatório de impacto é um verdadeiro passo em frente para garantir que os nossos clientes possam ver claramente o impacto positivo tangível dos seus investimentos”.

O CEO salienta o facto de a Schroders ter criado “uma oferta de impacto líder no sector que abrange um vasto leque de sectores, geografias e competências” e lembra que beneficaram de “uma estreita colaboração com os nossos colegas da BlueOrchard, que desempenharam um papel fundamental na criação do Impact Framework da Schroders, bem como no desenvolvimento mais alargado da nossa linha de impacto”.

Os fundos foram concebidos para dar resposta a desafios globais numa série de temas de impacto, incluindo a inclusão, a saúde e o bem-estar, o ambiente, o consumo responsável e a produção e infraestruturas sustentáveis, centrando-se numa série de ODS das Nações Unidas e metas associadas.

Ler artigo completo