«Se um dia sonhamos com estreias perfeitas, acho que esta não podia ser melhor»

7 meses atrás 54

Gonçalo Santos, treinador do Casa Pia, em declarações na sala de imprensa do estádio de Rio Maior, após a vitória por 1-0 frente ao Arouca, em jogo da 22.ª jornada da Liga:

«Há muito tempo que, enquanto jogador, pensava e imaginava que um dia poderia ser treinador. Cheguei à elite do futebol português e se algum dia sonhamos com estreias perfeitas, penso que esta não podia ser melhor.

Contra uma grande equipa, que vinha de quatro vitórias consecutivas, a última delas frente a um candidato ao título [3-2 ao FC Poto]. Uma equipa muito bem orientada, com uma boa dinâmica de jogo e com muita confiança, o que faz toda a diferença no futebol.

A partir desta vitória, a nossa equipa também vai ser muito mais confiante e vai conseguir ser muito melhor.

A nossa estratégia passava muito por, em alguns momentos, sermos muito pressionantes. Sabíamos que o Arouca tinha muita qualidade, com dois avançados muito fortes e sempre a tirar a profundidade.

Em alguns momentos da primeira parte, conseguimos fazê-los sentirem-se desconfortáveis. O calor também não ajudou. Tivemos menos bola e, quando a ganhamos, temos menos oxigénio. Depois vem a crença, o querer muito mudar esta situação e foi isso que senti esta semana. Temos um grupo muito aguerrido e trabalhador. Tive a sorte de ser o escolhido neste momento e de conseguir a vitória.»

[Sobre o esquema de três centrais]: «Era um objetivo dar mais segurança e preparar melhor a transição defensiva. O Arouca é muito forte na transição ofensiva.

A equipa está muito bem trabalhada nos dois momentos de transição e reconheço esse trabalho tanto ao mister Filipe Martins como ao mister Pedro Moreira, a quem deixo uma palavra de gratidão.

O primeiro objetivo, e é desde sempre, é a manutenção. Sabíamos que ia ser difícil. Fazemos das dificuldades forças e é isso que este grupo guerreiro, de muito trabalho e entrega, merece. Principalmente eles, merecem que o Casa Pia garanta a manutenção. Queremos a fazer a melhor classificação possível.»

Ler artigo completo