Secretário da Defesa dos EUA já teve alta e assumiu cargo novamente

7 meses atrás 70

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, teve alta do hospital onde foi internado no domingo com um problema de bexiga, nos subúrbios de Washington.

Austin, de 70 anos, assumiu de novo o cargo na tarde desta terça-feira e deverá regressar ao Pentágono "no final desta semana", diz a CNN Internacional, citando o Departamento de Defesa.

O secretário da Defesa irá "recuperar e desempenhar as suas funções remotamente de casa antes de retornar ao trabalho no Pentágono no final desta semana".

No domingo à noite, a adjunta Kathleen Hicks assumiu a direção do Pentágono, no mesmo dia em que Austin foi internado numa unidade de cuidados intensivos. Lá, foi submetido a uma intervenção sob anestesia geral, devido a um problema na bexiga.

Segundo os médicos, não deverá afetar o prognóstico - que "continua a ser excelente" - do tratamento do cancro que lhe foi diagnosticado em dezembro.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, a Casa Branca e o Congresso foram informados do estado de saúde do secretário da Defesa antes da sua hospitalização.

O facto de Lloyd Austin e o Pentágono não terem informado o público, nem o presidente Joe Biden, das duas hospitalizações ocorridas em dezembro e janeiro deu origem a críticas generalizadas.

A 1 de fevereiro, o secretário da Defesa dos Estados Unidos pediu desculpas publicamente pela forma como reagiu após ter sido diagnosticado com cancro da próstata, admitindo que deveria ter comunicado o internamento hospitalar.

Leia Também: Secretário da Defesa norte-americano vai ter alta do hospital 3.ª-feira

Ler artigo completo