Sede da Liga Francesa e residência do seu presidente alvo de buscas

2 horas atrás 22

O presidente da Liga Francesa, Vincent Labrune, encontra-se sob investigação, esta terça-feira, segundo a imprensa local. De acordo com o jornal francês L'Equipe, tanto a casa do dirigente como as instalações da Ligue 1 estão a ser alvo de buscas devido a suspeitas de corrupção e de negócios ilegais.

Segundo informa o órgão de comunicação gaulês, as suspeitas do Ministério Público Financeiro (PNF) prendem-se com as condições em que foram celebrados o negócio com o fundo de investimento CVC, que adquiriu, em abril de 2022, 13 por cento do capital da liga numa operação financeira no valor de 1,5 mil milhões de euros.

O processo, segundo fonte judicial, incide em acusações de desvio de fundos públicos, corrupção ativa e passiva de funcionários públicos e conflito de interesses. A investigação aos órgãos ligados ao futebol francês surgem no âmbito de um inquérito, promovido por uma queixa por parte de uma associação anticorrupção AC!!.

No centro das buscas encontra-se um envelope, com a quantia de 37,5 milhões de euros - destinado a banqueiros, advogados e ao próprio Vincent Labrune -, cuja distribuição levanta suspeitas, nomeadamente «como foi dividido, quando foram definidos os respetivos bónus e por iniciativa de quem», refere o L'Equipe.

Recorde-se que o dirigente máximo do campeonato francês, antigo presidente do Marseille, foi reeleito para o cargo há algumas semanas.

Ler artigo completo