Segmentation Fault

5 anos atrás 118

60 edições.

Gostámos do número 60! É um número interessante!

Há 60 segundos num 1 minuto. Há 60 minutos numa hora. Na tabela ANSI de proteção, 60 equivale ao relé de balanço de tensão. E para nós, aqui na PROGRAMAR, 60 edições são a continuidade de um projeto.

Segmentation Fault é o tema deste editorial, porque em teoria poderia acontecer em qualquer contexto! Uma vez que se trata de uma tentativa de acesso “não autorizado” a algo!

Nós evitamos os bugs, e tudo fazemos para melhorar a revista! Não fazendo “patches” para edições publicadas, mas publicando novas edições, tentando melhorar a cada “release”! Às vezes com mais “seg faults”, outras com menos! Mas sempre no iterativo processo de melhoria!

Ora esta edição parece algo “seg faulted”, por causa do lapso ocorrido entre a edição anterior e esta! Na verdade, não é assim tão “faulted”, não houve uma violação de memória protegida, nem um esquecimento, apenas um “seg fault” manhoso, algo tipo um “out of array index bounds”, que já corrigimos e com que de novo voltamos com uma nova edição!

Aos que nos leem regularmente, lamentamos a demora deste número. A todos os que contribuíram com artigos, agradecemos pela vossa ajuda e por acreditarem na continuidade da PROGRAMAR. Porque nós acreditamos!

A todos, podemos dar uma certeza, haverá edição 61.

E uma vez que falamos de segfault, no bom espírito da cooperação, cá deixamos um exemplo para os curiosos!

Até à próxima edição!
António Santos & Rita Peres

// Programa em C para ilustrar // Segmentation fault // baseado na documentação oficial #include <stdio.h> #include <alloc.h> int main(void) { // Alocando a memória para apontador r int* r = malloc(8); *r = 500; // desalocada o espaço alocado a r free(r); // segmentation fault // uma vez que este statment passa a ser ilegal *r = 502; return 0; }
Ler artigo completo