'Segredo' para 'dormir como um anjinho'? Especialistas contam tudo

7 meses atrás 61

É durante o sono que o organismo consegue recuperar. Seja em relação aos músculos ou à capacidade cognitiva, a verdade é que o descanso é fundamental. Existem situações em que não consegue descansar como devia e isso acaba por prejudicá-lo.

O jornal El País falou com Susana Soler Algarra, neuro fisiologista clínica, e com a psicóloga Mayte Moreno para saber o que deve fazer para conseguir ter um sono reparador todas as noites.

Leia Também: Feng Shui. O que não deve ter no quarto para um sono de qualidade

Para Susana Soler Algarra, em causa estão algumas substâncias que consome perto da hora de dormir, como café, chá, álcool ou tabaco. Por outro lado, fazer exercício físico é fundamental, "ainda assim, deve evitar fazê-lo ao final do dia, uma vez que ativa o corpo."

Refere que deve evitar sestas com mais do que 20 a 30 minutos, que deve manter horários regulares de sono e não realizar tarefas que envolvam muita atividade mental à noite, como ver televisão ou estar algumas minutos em frente ao computador.

Mayte Moreno deixa outras dicas. É o caso de praticar exercícios de relaxamento durante a noite e ter a mesma rotina todas as noites. "Ajuda a prepará-lo para o dia seguinte. Escove os dentes, vista o pijama e prepare a roupa do dia seguinte."

Tomar um banho relaxante pode ajuda a ativar o sono. O quarto deve estar a uma temperatura confortável, com pouca luz e ruído. 

Leia Também: Sintomas da doença do sono que o pode fazer parecer mais velho

Ler artigo completo