Segundo jogador com mais jogos pelo Panetolikos é português: «Nunca pensei durar tanto»

6 meses atrás 66

Partilhou o balneário com ilustres como Rafael Leão ou André Franco, mas é na liga grega que dá cartas. Com 24 anos, Frederico Duarte é, de ano para ano, um valor consolidado do Panetolikos, clube para o qual se mudou no início da aventura como profissional e onde já é o segundo jogador com mais jogos.  

A meio da sexta temporada na Grécia, o médio abriu o jogo com o zerozero, revelando os motivos para a longevidade incomum, no emblema que tem Titormus, herói de Etólia e figura marcante da mitologia local, a figura central do seu símbolo. 

À semelhança do célebre da antiguidade grega, Frederico cresce como referência. A caminho da melhor época da carreira, o golo ao Olympiakos de Chiquinho, Gelson Martins e companhia é mais um alicerce nesse sentido.

Do Sporting à Grécia: «O Guga e o Pedro Amaral foram uma grande ajuda»

«Ganhei muita estaleca... Treinei e joguei com jogadores de muita qualidade, além de muitos outros que estão espalhados pelo mundo. Naquela altura [nos juniores], não estava a ter tanto espaço e acabei emprestado ou Sacavenense para ter mais minutos», relatou. Uma decisão que viria a revelar-se frutífera, no primeiro ano de sénior: «Fui para o Vilafranquense, na altura a jogar CNS. Uma experiência diferente que acabou por durar seis meses. Depois surgiu esta oportunidade!»

E o match foi perfeito. Num clube fundado em 1926 com as motivações sociais e educacionais dos jovens mais carenciados como fundo de causa maior, Frederico encontrou a incubadora ideal para o eclodir o seu futebol. Com o menino do colégio leonino para trás, esboçavam-se os primeiros traços da versão moderna do já citado herói de Etólia...

O contexto, esse, traçou as linhas gerais: «Vim na mesma altura que o Guga e o [Pedro] Amaral. Foi uma grande ajuda para mim. Já tinham mais experiência, eram mais velhos, também vinham de um grande, do Benfica e já com alguma rotação. Foi um apoio que me facilitou também a adaptação.»

E por falar em adaptação, «comunicar perfeitamente» numa língua como o grego é já uma realidade, embora não seja «tão fácil» quanto isso. Ainda assim, uma condição imprescindível para o segundo atleta com mais jogos pelo clube: «Nunca pensei que fosse uma coisa para durar tanto tempo. O clube recebeu-me muito bem, fui acarinhado pelo staff. Acabei por me sentir numa segunda casa. É uma cidade mais pequena, as pessoas vivem o clube e envolvem-se muito com tudo à volta dele.»

«Estava habituado a um futebol mais técnico... aqui ganhei um arcaboiço diferente»

Médio ofensivo de origem, também as suas qualidades dentro das quatro linhas foram polidas pela natureza do futebol helénico: «É mais batalhador e agressivo nos duelos em comparação com o português. Estava habituado a um futebol mais técnico e fez-me ganhar um arcaboiço diferente. Ainda assim, nestes últimos cinco anos, as equipas jogam um futebol mais atrativo, como se pode ver nas competições europeias.»

Frederico (à direita) assistiu duas vezes frente ao OFI Creta @Panetolikos

Fiel à «relação com bola» e potenciador da uma boa «ligação com o resto da equipa», Fred - como também é tratado -, prefere a bola à flor da relva ao «futebol direto», inclinações que não o impedem de estar dotado da polivalência de jogar a extremo. Qualidades suficientes para potenciar memórias de relevo...

«Ficámos em penúltimo e disputamos o playoff com o segundo da II divisão [frente ao Xanthi, em 2020/21]. Foi o momento de maior tensão que vivi, mas acabou por correr bem. Acabou por ser positivo, no meio de uma fase negativa», considerou

No entanto, o último capítulo está a ser o epicentro da novidade: «Estamos nas meias-finais da taça, algo histórico para o clube. Perdemos a primeira mão, em casa, por 0-1, contra o Aris. A 6 de março, jogamos a segunda mão... Foi um jogo duro e o resultado até injusto, mas está tudo em aberto. Espero a reviravolta, lá!»

Portugal

Frederico Duarte

NomeFrederico Fonseca Pires de Almeida Duarte

Nascimento/Idade1999-03-30(24 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoMédio (Médio Centro) (Médio Ofensivo)

Ler artigo completo