Seis exercícios para tonificar o corpo após os 40 anos (sem sair de casa)

1 mes atrás 55

Encontrar tempo no dia a dia para cuidar da saúde física não é apenas uma questão estética. Mais do que querer ter uma barriga mais lisa e um corpo tonificado, a prática regular de exercício cuida da mente e alivia o stress. Todavia, se é daquelas pessoas que renova constantemente a inscrição no ginásio, mas nunca lá mete os pés, a solução podem ser treinos no conforto de casa.

Há exercícios simples e eficazes que não exigem equipamentos e permitem manter um estilo de vida saudável após os 40 anos. O importante é mexer-se. E ainda poupa tempo e o dinheiro. Ao jornal Metrópoles, o 'personal trainer' Rafael Rocha afirma que "existem diversos estudos que comprovam que, mesmo iniciando a prática [desportiva] após os 40, 50 ou 60 anos, as pessoas alcançam bons resultados, melhorando o humor, força, sono e dores no corpo". Sublinha também que o exercício físico é o "melhor medicamento que existe" e "nunca é tarde para começar".

Leia Também:  Beber a água da beringela ajuda a emagrecer. Palavra de nutróloga

O 'personal trainer' Victor Gomes, também contatado pelo Metrópoles, acrescenta que, "embora seja mais difícil tonificar o corpo depois dos 40 anos devido ao metabolismo e riscos de lesão, não é impossível". "Costumo dizer que não deixamos de praticar atividade física porque envelhecemos. Nós envelhecemos porque deixamos de praticar atividade física." 

Ainda de acordo com os especialistas, deve procurar um profissional para adaptar os treinos à medida que estes exercícios forem introduzidos na rotina. 

Dito isto, só falta revelar os seis exercícios sugeridos por ambos. Espreite a lista e comece o quanto antes:

1-  Caminhada

Pessoas com um estilo de vida sedentário devem começar duas caminhadas de 30 minutos por semana.

Leia Também: Quer emagrecer? Seis trocas simples de alimentos (com peso na balança!)

2- Abdominais

De acordo com os especialistas, ajuda a aliviar as dores na coluna, sobretudo na região lombar. 

3- 'Sentar e levantar'

Pode ser feito no sofá. O ideal é fazer três a quatro séries de 10 repetições.

4- Agachamento

Ajuda a fortalecer os músculos da perna, assim como as  articulações do joelho e do tornozelo.

5- Elevação de gémeos em pé

Este exercício consiste em ficar em pontas dos pés e, logo de seguida, colocar o calcanhar no chão. Experimente fazer três a quatro séries de 15 repetições.

6- Flexão

Tem benefícios para os músculos do braço, peito e antebraço.

Leia Também: Vilões. Cardiologista revela os alimentos que mais prejudicam o coração

Ler artigo completo