Seis portugueses superam tempestade na Caparica

6 meses atrás 59

Teve, esta terça-feira, início o Caparica Surf Fest, etapa final do circuito europeu 2023/24 da World Surf League. Uma jornada marcada por condições desafiantes e pelo aproximar de uma tempestade à costa portuguesa, que resultou na realização de 36 heats e no sucesso de somente seis surfistas portugueses, enquanto outros 10 foram eliminados.

Após um início madrugador com a prova feminina, onde Maria Salgado foi a única portuguesa a conseguir juntar-se a Teresa Bonvalot, Lua Escudeiro, Mafalda Lopes, Kika Veselko, Yolanda Hopkins, Maria Dias e Carolina Mendes na ronda 2, enquanto Érica Máximo, Camila Cardoso, Teresa Pereira e Beatriz Costa ficaram pelo caminho, a ação prosseguiu com a prova masculina e a realização das duas primeiras rondas.  

Na ronda inaugural masculina o grande destaque foi para a prestação de João Maria Mendonça, que venceu o heat 2, com um total de 13,60 pontos. Martim Nunes, Afonso Pinto, Martim Fortes, Francisco Ordonhas, Afonso Antunes e Francisco Queimado também conseguiram passar à ronda 2, ao passo que Tiago Stock, Jaime Veselko e João Roque Pinho foram eliminados.

Na ronda 2 apenas houve tempo para a realização de 12 dos 16 heats, com João Maria Mendonça novamente em destaque ao vencer a bateria 2, com 11,63 pontos, à frente do campeão nacional Joaquim Chaves (11 pontos), que também seguiu em frente.

Apesar das eliminações de Afonso Pinto, Martim Nunes, Martim Paulino e Francisco Almeida nesta fase, houve mais três surfistas portugueses a conseguirem vaga na ronda 3: Martim Fortes, Francisco Ordonhas e ainda Guilherme Ribeiro, atual 11.º do ranking, que é o português melhor colocado na disputa das vagas para as Challenger Series 2024, seguido de Joaquim Chaves no 15.º posto.

Quem também poderá juntar-se aos cinco compatriotas são Afonso Antunes e Francisco Queimado, que ainda não disputaram as respetivas baterias da ronda 2. Dessa forma, a armada lusa ainda conta com um total de 15 surfistas em prova – 8 na prova feminina, onde as favoritas Yolanda Hopkins, campeã europeia em título e atual líder do ranking, e Teresa Bonvalot, atual número 4 do ranking, ainda não se estrearam, e 7 na prova masculina.

A chamada para o segundo dia do Caparica Surf Fest está marcada para as 9 horas de quarta-feira, com as previsões a apontarem para a subida do mar e a chegada de uma forte tempestade, que vai constituir um grande desafio para a prova ser terminada até sábado. 

Ler artigo completo