Sem luz, usou carro elétrico para alimentar máquina de diálise do filho

8 meses atrás 137

Uma mulher recorreu ao seu carro elétrico para alimentar a máquina de diálise do filho de 11 anos, durante um apagão, evitando eventuais problemas de saúde e uma longa viagem de carro em plena tempestade.

No dia de Natal, conta o The Guardian, a região de Queensland, na Austrália, sofreu um apagão na sequência de fortes cheias e chuvas torrenciais. Os portões elétricos de alguns edifícios deixaram de funcionar, bem como sistemas de ar condicionado e frigoríficos.

Foi então que alguns utilizadores de carros elétricos recorreram aos sistemas 'vehicle to load' para alimentar alguns equipamentos. Trata-se de um sistema de 'back-up' de energia que permite ao carro agir como um gerador de energia de emergência, podendo utilizá-lo para alimentar luzes, computadores, TVs ou frigoríficos, entre outros equipamentos.

Kristy Holmes, de 42 anos, utilizou o seu veículo elétrico da marca BYD para permitir ao seu filho de 11 anos realizar uma sessão de diálise, após terem ficado sem luz no dia de Natal.

"Só necessitamos de o usar durante uma noite. Poderíamos tê-lo usado durante pelo menos quatro noites e depois tínhamos de ir carregar o carro algures", disse Holmes, cujo filho, Levi, será introduzido numa lista de espera por transplantes este mês. Caso a mulher não tivesse recorrido ao carro para fornecer energia à máquina de diálise, o menino poderia ter enfrentado sérias consequências.

Mais, a família ter-se-ia visto obrigada a conduzir, em plena tempestade, até Brisbane, para realizar o tratamento.

"É o carro mais incrível que já tive. Agora que conseguiu salvar o meu filho durante uma tempestade, acho que nunca mais voltarei a usar um carro a gasolina", continuou.

Leia Também: Mercado automóvel em Portugal cresce 26% em 2023

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo