É comum haver estresse entre SEOs e programadores. Como profissional SEO que está em contato com outros profissionais da área em todo o mundo e constantemente ouvindo as mesmas queixas, percebi que o motivo é muito simples: falta de diálogo entre profissionais e equipas.

De um lado, programadores que percebem muito de código e pouco de SEO. De outro, SEOs que percebem de performance e, por vezes, pouco de código. O SEO trabalhará sobre o site e o backoffice construído antes pelo programador, logo, qualquer falha no processo anterior causará falhas no trabalho do SEO.

Por outro lado, há muitos programadores que trabalham autonomamente ou em empresas cujo foco não é SEO, mas que compreendem a necessidade de algum conhecimento no assunto seja para entregar um melhor trabalho para o cliente ou para destacarem o próprio serviço. E, na realidade, o ideal é que essas duas áreas andassem de mãos dadas. Vejamos como integrá-las!

SEO antes de desenvolver o site

Alguns meses atrás, eu preparava uma proposta para a criação de um novo site de um cliente. Minha parte era fazer a análise do atual website (B2C) do ponto de vista de analytics e SEO de modo a preparar o terreno para o novo site (B2B).

Se SEO é otimização para motores de busca e se análise de dados pressupõe dados existentes de um site que já existe, como ambos poderiam ser utilizados para um site que ainda não foi lançado?

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR