Separação entre Girona e City Football Group? Presença na Champions em risco

1 semana atrás 47

São inúmeros os clubes detidos pelo City Football Group. 13, para ser mais preciso: Bahia, Palermo, Basaksehir, Troyes, Lommel SK, Mumbai City, Shenzhen FC, Torque, Yokohama Marinos, Melbourne City, New York City FC, Manchester City e Girona são então os emblemas conectados com a respetiva empresa.

A verdade é que este forte investimento tem dado os seus frutos nos múltiplos projetos. Que o diga os citizens. Na época transata, por exemplo, os comandados de Pep Guardiola conquistaram a Premier League, a FA Cup e a tão sonhada Champions League, numa campanha praticamente perfeita.

Este ano, no que diz respeito ao contexto futebolístico espanhol, uma equipa tem vindo a surpreender tudo e todos com o seu futebol positivo e vertiginoso. Sob a alçada de Míchel, o Girona ocupa, atualmente, o segundo posto da La Liga, estando cada vez mais perto de assegurar o bilhete para a próxima edição da Liga dos Campeões. 

Uma empresa, uma participação

No entanto, esta eventual presença na prova milionária também deverá depender de resoluções extracampo. A UEFA, organismo que tutela o desporto-rei na Europa, não permite que dois emblemas com o mesmo dono participem na mesma competição, algo que está, teoricamente, prestes a acontecer, fruto das posições vantajosas da formação de Manchester e dos blanquivermells nas respetivas tabelas classificativas.

@Getty Images

«Nenhum clube que participe numa competição de clubes da UEFA pode, direta ou indiretamente: (…) ter qualquer poder na gestão, administração e/ou atividades desportivas de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA», refere o artigo 5.01 do regulamento da mencionada entidade desportiva.

Como tal, com vista a ingressar numa participação inédita na sua história, os gironistesco precisam de cortar ligação com o City Football Group. Uma mudança que seria radical, principalmente face aos mais recentes resultados. O portal Relevo referiu, ainda, que esta rotura relacional deverá acontecer de forma amigável. Será a única opção?

Red Bull Salzburg e RB Leipzig: a resolução

Na temporada 2016/17, o Red Bull Salzburg levou a melhor diante dos adversários diretos no campeonato austríaco. Já o RB Leipzig terminou no segundo posto da Bundesliga. Desta forma, ambas as turmas carimbaram o acesso ao principal palco do futebol europeu.

Todavia, tal como no caso mencionado anteriormente, uma empresa estava vinculada aos dois clubes. Neste caso em específico, uma companhia de bebidas energéticas. Foi necessária uma investigação minuciosa por parte da UEFA para tomar uma decisão definitiva sobre a possibilidade de participação.

@Getty /

A respetiva organização acabou por concluir que a Red Bull detém 99% das ações de propriedade da Rasenballsport GmbH, fenómeno permitido na Bundesliga. Na outra face da moeda, no território austríaco, a companhia foi vista, única e exclusivamente, como patrocinadora. Apesar do aval, a UEFA obrigou a adaptações por parte dos clubes.

Num contexto oficial, o Red Bull Salzburg é apenas intitulado de Salzburg, enquanto o RB Leipzig é apelidado por Leipzig. Recorde-se que o RB, presente no nome da equipa germânica, prende-se por Rasen Ballsport, uma vez que é proibido no país que o nome da marca seja integrado no do emblema.

Ler artigo completo