Será que os seus eletrodomésticos são eficientes? 

2 meses atrás 45

A presença da etiqueta energética no equipamento e a sua análise são sempre a melhor forma de se assegurar da eficiência do mesmo.

Sabias que 21% dos consumidores europeus, na escolha dos seus equipamentos elétricos, ignora a etiqueta energética? Portanto, o debate entre comprar o eletrodoméstico mais eficiente ou o mais barato não é uma questão assim tão rara! A tua dúvida faz muito sentido e revela preocupação com o equilíbrio do orçamento familiar e a sustentabilidade do planeta!

A presença da etiqueta energética no equipamento e a sua análise são sempre a melhor forma de se assegurar da eficiência do mesmo.

A etiqueta de eficiência energética de eletrodomésticos e outros produtos relacionados com energia constitui, desde a década de 90, uma ferramenta, útil e intuitiva para escolher os teus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.

Se recorrer a esta etiqueta, poderá perceber facilmente que, ao optar por um eletrodoméstico, como o frigorifico que é o mais gastador, de classe energética A, em vez de classe F, poupará 190 kWh/ano, o que equivale a mais de 40€/ ano.

Já conhece a nova etiqueta energética?

Esta etiqueta dá-lhe toda a informação sobre os parâmetros mais importantes dos equipamentos, entre eles o do consumo energético, tornando mais fácil a comparação de vários produtos do mesmo grupo

Perante a constante inovação tecnológica, a etiqueta energética foi reescalonada, facilitando a vida dos consumidores e promovendo escolhas mais fáceis e claras. Assim, esta etiqueta apresenta um número menor de classes energéticas – de A a G, eliminando-se, assim, as difíceis escalas inseridas entre a classe A e a B (A+, A++ e A+++).

Esta alteração clarifica a amplitude de escolhas para o consumidor, afina os níveis de eficiência exigidos para que um equipamento seja considerado entre as classes A a G, para além de colocar desafios aos fabricantes. Exemplificando: de acordo com a nova etiqueta energética, optando por um frigorífico de classe energética A, em vez de um de classe F, poderá poupar 190 kWh/ano, ou seja, 41€ por ano, o que equivale a 58 kg de CO2 por ano ou a plantar 6 árvores.

Em que equipamentos é obrigatória a colocação da etiqueta energética?

Esta etiqueta deve ser afixada em aparelhos de refrigeração (frigoríficos, congeladores, combinados e aparelhos de armazenagem de vinhos), máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça, ecrãs eletrónicos (televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais) e fontes de luz (lâmpadas e candeeiros com lâmpadas embutidas).

Acrescentamos ainda que a sua colocação também é obrigatória em equipamentos comerciais, nomeadamente em máquinas de refrigeração de venda direta ou vending machines, arrefecedores de bebidas e arcas congeladoras para gelados)

 Informe-se com a EVA – Energy Virtual Assistance – da DECO.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler artigo completo