Sérgio Conceição: as explicações para a derrota em Alvalade

9 meses atrás 96

Sérgio Conceição foi questionado sobre a derrota em Alvalade e sobre a frase dita no final do jogo: «na forma de entrar no terço defensivo do Sporting, este foi dos jogos mais fáceis». O treinador do FC Porto manteve a opinião e analisou o detalhe o que falhou, em sua opinião, no clássico em Lisboa. 

«O jogo foi dissecado ao máximo. Visto e revisto por mim e pela equipa técnica. Mostrámos aos jogadores o que treinámos e não fizemos. Tenho 12 anos de treinador e mais de 20 de futebolista. Comecei aos nove anos e tenho 49. O que disse e reafirmo é isto: a forma como chegámos ao terço defensivo do Sporting mostrou, para mim, que foi dos jogos mais fáceis. É a minha opinião. No último terço o que fizemos não foi bom. Faltou criatividade, segurar mais a bola, faltou não perder a bola com facilidade para não dar os momentos de transição ao Sporting.»

Conceição concordou que «sem bola» o FC Porto também não esteve bem. «Não fomos a equipa que costumamos ser. Na agressividade, na pressão sobre os três centrais do Sporting – e tínhamos trabalhado isso, os jogadores sabem. Íamos com ideias limpas, sem dúvidas, e em Alvalade senti a equipa com dúvidas nos primeiros 15 minutos. Sofremos um golo cedo… temos de trabalhar o pormenor, se pressionamos aquele central ou o que tem melhor saída de bola. O do meio ou o outro. Temos de perceber o que fazer nesse momento e o que fazer se eles esticarem o jogo no avançado. Houve muita coisa que não correu bem, mas disse e reafirmo: a forma como chegávamos ao último terço era muito fácil. Isso resultou numa oportunidade do Galeno.»

O FC Porto continua a ter apenas o oitavo melhor ataque da Liga. Conceição deu as explicações possíveis. «As minhas equipas aqui no FC Porto sempre fizeram muitos golos, mesmo quando não fomos campeões.  Deixei de perceber o que temos de fazer. Já falei tantas vezes disso… deixei de ser bom treinador, ou um treinador mediano, passei a ser fraco. O que posso dizer? (risos) Em todos os exercícios incluímos a finalização. Promovemos muito isso. Em jogo também. Na Champions somos o quinto melhor ataque, no campeonato não está assim tão bem. Tenho de descobrir o porquê.»

 Sporting CP x FC Porto

 Sporting CP x FC Porto

Ler artigo completo