Sérgio Conceição: «Não é salvar a época, é estar presente em mais uma decisão»

5 meses atrás 70

Após a vitória na primeira mão, o FC Porto parte em vantagem para estar presente no Jamor. Na antevisão ao duelo da segunda mão das meias-finais da Taça, diante do Vitória SC, Sérgio Conceição confirmou a ausência de Diogo Costa, comentou declarações passadas e perspetivou o encontro.

Antevisão ao encontro: «Mais um jogo entre duas equipas que se conhecem, bem. Todos os jogos são diferentes, perante equipas que, em termos estruturais, não mudam muito. Poderá existir uma ou outra mudança; no Vitória SC, infelizmente, o João Mendes não pode estar presente, nós temos o Diogo Costa que se magoou... Na estratégia definida, haverá nuances para surpreender o adversário, para perceber o que fizeram e nos causou dificuldade e o inverso: é o estudo normal de um jogo de futebol com equipas com qualidade e competitivas.»

Sobre a época menos conseguida: «Houve situações onde fomos infelizes com a terceira equipa e houve demérito nosso.»

Eventual afastamento de quatro jogadores: «Eu não vou discutir. Cheguei mensagens de alguns jornalistas… Mas eu agora tenho de justificar o meu trabalho? Tenho de justificar se acho que há um grupo de três, quatro, seis, sete jogadores que precisa de mais trabalho físico ou de finalização? É meter cá para fora situações onde não há nada a dizer. Decido eu, como treinador. Não há mais a dizer. Para se jogar no FC Porto, não basta ter contrato, é preciso algo mais. Enquanto for assim, estamos todos de acordo e toda a gente percebe o que quero dizer.»

Em relação às declarações passadas [«A partir do momento em que o presidente achar que é preciso algo mais, está à vontade»]: «Estou a trabalhar em prol do clube que muito gosto. Sou bem pago para ganhar jogos e não estou a conseguir...»

Ganhar a Taça de Portugal salva a época?: «Não é salvar a época. Uma equipa como o FC Porto tem de lutar por títulos. Temos a oportunidade de lutar pela passagem, mais uma vez — nas últimas cinco edições da Taça, fomos quatro vezes à final —, temos de ser competentes para ultrapassar uma equipa bastante difícil como o Vitória SC, bem trabalhada e com jogadores experientes. Não é para salvar nada, é para estar presente em mais uma decisão.»

Plantel menos experiente na era Conceição?: «Há sete anos, quando cheguei, tinha gente com algum traquejo, com alguma experiência — jogadores da casa. Ao longo destes anos, fomos perdendo isso. Temos uma equipa jovem e, dentro do plano de incutir o que é o FC Porto, foi um ano difícil, sem dúvida. Não é por falta de querer, acho que é mesmo pela juventude.»

Taremi titular?: «Vamos ver. Não digo as equipas na véspera. Excecionalmente, só um ou outro jogador. Depende da estratégia definida para o jogo.»

A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal está agendada para a próxima quarta-feira, no Estádio do Dragão, às 20h15.

Ler artigo completo