Serviços. Índice de negócios cresce 1,2% em outubro

10 meses atrás 253

Este índice registou uma variação mensal de 0,2% durante o mês de outubro, depois de em setembro ter apresentado uma taxa de variação nula, no entanto apresentou uma variação homóloga nominal de 1,2% em outubro.

O índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga nominal de 1,2% em outubro, um valor que representa uma aceleração de 1,3% face a setembro, mês em que o índice se situou nos -0,1%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este índice registou uma variação mensal de 0,2% durante o mês de outubro, depois de em setembro ter apresentado uma taxa de variação nula.

O comércio por grosso e a reparação de veículos automóveis e motociclos foram as secções que tiveram uma maior influência na variação total do índice. Tendo o comércio apresentado uma variação negativa menos acentuada, passando de -9,2% em setembro para -5,3% em outubro. A reparação de veículos registou uma desaceleração, passando de 22,6% em setembro para 11,7% em outubro.

Já a secção de alojamento, restauração e similares apresentou um crescimento de 8,2%, no entanto este valor representa uma diminuição de 2,1% face ao valor atingindo no mês anterior, que se situou nos 10,3%.

Os transportes e armazenagem registaram uma aceleração mais intensa, tendo atingindo uma variação positiva de 2,3%, depois de em setembro o valor ter-se situado nos -0,9%. Os transportes aéreos também conseguiram superar o valor atingindo em setembro, de 9,2%, para 14,4% em outubro.

Ler artigo completo