Sexta-feira farta: novos trabalhos de Regula, Smino, cktrl, Nosaj Thing, Westside Gunn e Assafrão

3 meses atrás 54

Sexta-feira, Dia das Bruxas à porta e seis novos lançamentos para se escutar no tempo conferido no interior por essa chuva tão precisa. Mas há mais do que aquilo que surge por aqui destacado, como o regresso de Rihanna, SZA (“Shirt”), Rodrigo Amado (Refraction Solo (Live at Church of The Holy Ghost)), Babyface (Girls Night Out), D’Alva (SOMOS), Moullinex (A Fistful of Stars), Bia Ferreira (Faminta), Mura (3.0) e Fred again… (Actual Life 3 (January 1 – September 9 2022)).



[Regula] Ouro Sobre Azul

Sete anos após Casca Grossa – e depois de um falso alarme em Setembro – Regula está de regresso aos longa-duração com dez canções na forma de Ouro Sobre Azul. A companhia de malta como Kristóman, Gson (duas vezes) ou NBC é só mais um convite para descobrir as surpresas do mais recente universo sónico do rapper nascido nos Olivais e criado no Catujal. Não esquecer também as datas nos Coliseus…



[Smino] Luv 4 Rent

Smino nunca esteve totalmente ausente desde o seu último longa-duração, NOIR, lançado em 2018. Depois de uma mixtape em 2020 (She Already Decided) e de ser recruta assíduo no mundo das features, o fundador da Zero Fatigue regressa agora aos discos com Luv 4 Rent, quase 51 minutos de música onde, se escarafuncharmos bem a lista de convidados, só existem mais razões para se ir escutar: J. Cole, Ravyn Lenae, Lil Uzi Vert, Reggie, Phoelix, Fatman Scoop… por aí fora.



[cktrl] yield

Bradley Miller – ou melhor, cktrl – é um dos nomes mais excitantes desta nova vaga de jazz e yield, o seu novo EP, é mais uma prova da sua crescente criatividade. Após zero, EP lançado em 2021, o ter colocado na rota de um maior público, yield remete-nos para um lugar mais de introspeção – espiritual, até – onde o silêncio é a chave de um jogo onde a beleza esotérica se deixa preencher pelos momentos delicados de instrumentação. Nota para quem escutar: deixem-se levar…



[Nosaj Thing] Continua

De LA para o mundo, Jason Chung (aka Nosaj Thing) continua a preencher as paisagens sonoras necessárias à ponderação. Desta vez, temos perante nós Continua, sucessor de Parallels (de 2017), onde a procissão rumo à divindade onírica contínua. Sintetizadores sempre na proa da ambiência, batidas incessantes e uma lista de convidados mais do que digna – serpentwithfeet, Toro y Moi, Panda Bear, PinkSiifu ou Julianna Barwick, só para nomear alguns nomes – justificam a merecida ida para esta terra sónica de introversão.



[Westside Gunn] 10

É com o apropriadamente titulado 10 que Westside Gunn dá por concluída a sua série de mixtapes intitulada de Hitler Wears Hermes. O prolífico rapper de Buffalo não se restringiu na escolha de quem o acompanha neste fecho de ciclo. Na arte do corta-e-cola, RZA, The Alchemist ou Pete Rock são alguns dos nomes a contribuir para os créditos de produção neste trabalho; na lista de features, são vários os pesos pesados do hip hop presentes em 10 – ASAP Rocky, Black Star, Run the Jewels, Stove God Cooks, Benny the Butcher, Conway the Machine, Busta Rhymes, Ghostface Killah, para nomear alguns. Caso mesmo para dizer: à grande e à francesa.



[Assafrão] Rokojov Bereg

De Coimbra para o mundo, Assafrão vem-nos puxar para a pista de dança com Rokojov Bereg, novo curta-duração editado com a ajuda da Naivety. A promessa é a seguinte: samples de Metal Gear Solid 3, batidas pujantes, nostalgia sempre presente nas manipulações efetuadas, perdidas entre house, jungle e techno. Frenético e dançável? Sim. Onírico e capaz de nos fazer perder no espaço e tempo? Também.

Ler artigo completo