Shortwave

1 mes atrás 116

O correio electrónico foi das melhores invenções de sempre: permite enviar e receber mensagens quase instantaneamente a qualquer hora, independentemente do local onde estejamos e, por isso, é uma ferramenta essencial para todos os que trabalham em vários sectores, principalmente o dos serviços. No entanto, a quantidade de e-mails que podemos receber por dia, faz com que, ao fim de pouco tempo, a caixa de correio fique uma confusão de tal forma grande, que não se consegue encontrar o mais importante.

E-mails na ordem
É aqui que entra o Shortwave, um serviço online, uma app para Android/iOS e uma webapp, que faz uma gestão automática dos e-mails, no Gmail. Este serviço usa inteligência artificial pôr a caixa de correio “na ordem” e, assim, ajudar a trabalhar de uma forma mais eficaz. As únicas coisas que temos de fazer é ensinar ao serviço como é que queremos que a caixa de correio seja organizada; também, é possível usar assistente com IA que está no lado direito da interface e que funciona da mesma forma que o Copilot do Windows e do Edge.

Automatismos
Depois de aceder ao serviço e ligá-lo a uma conta de Gmail, é-nos apresentada uma interface semelhante à desta plataforma de correio electrónico. Quando clicamos numa mensagem, na caixa de correio, abre-se a habitual área no centro da janela e, em cima, aparecem cinco botões de gestão: os três pontos, que dão acesso a um menu de contexto para essa mensagem; o botão ‘pin’, que faz com que essa mensagem e as posteriores, nesse assunto, apareçam sempre no topo da lista; o ‘Snooze’, para adiar a mensagem; o botão para apagar a mensagem; e o visto para indicar que o assunto relativo a essa mensagem já foi resolvido.

Para ajudar ainda mais, está presente uma funcionalidade chamada ‘Bundle’: serve para juntar todas as mensagens do mesmo tipo numa única sequência, para que não perca o fio à meada. Outros clientes de e-mail fazem algo parecido mas, neste caso, o sistema junta e-mails sobre o mesmo tema, que vêm de utilizadores diferentes.

Ainda sobre os ‘Bundles’, o Shortwave também permite escolher horários de entrega de grupos de e-mails específicos. Isto permite definir quando recebe e-mails de determinados remetentes ou assuntos, para que não se perca entre mensagens menos importantes.

A IA salva o dia
Além de estes automatismos, o Shortwave tem um assistente com IA que serve para fazer várias tarefas relacionadas com as mensagens de e-mail, como por exemplo, fazer resumos de cadeias de e-mail longas para que não tenha de se lembrar aquilo que alguém disse no início da conversa.

Este assistente também ajuda a criar respostas para os e-mails que recebe ou mensagens para situações específicas. O único senão é que o Shortwave tem a interface em inglês mas, se escrever em português, teria sempre respostas em português.

Se der acesso ao seu calendário, o Shortwave também mostra lembretes; a alternativa é usar o assistente para perguntar sobre eventos que estão marcados. O Shortwave está disponível de forma gratuita, mas também tem um nível de serviço pago que oferece mais funcionalidades de IA. Uma destas é a de aprender com o nosso tipo de escrita – depois, quando pedirmos ao assistente para nos ajudar a escrever uma mensagem, o text, ficará mais próximo do nosso estilo.

Ler artigo completo