Silas recorda chegada a Espanha: «Fui atrás do sofá e estava lá uma pitão»

2 semanas atrás 52

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Agora no papel de treinador, Silas conta com uma vasta experiência enquanto jogador. Produto da formação do Atlético, o antigo internacional português teve a sua primeira experiência no estrangeiro (1998) ao serviço do Ceuta, clube de onde guarda algumas boas histórias. 

«Na primeira vez que fui à casa que aluguei, sentei-me no sofá e pus-me a conversar ao telefone com um amigo meu. Entretanto tentei sintonizar os canais de televisão e comecei a ouvir um barulho. Ao início até pensei que fosse da televisão, mas o 'tssss' persistia e sobrepunha-se ao barulho da televisão. Acabei por baixar o som da televisão, levantei-me, fui atrás do sofá e estava lá uma pitão. Só tive tempo de dizer ao meu amigo "Nélson, eu já te ligo, tenho uma cobra em casa". Desliguei, fui ao apartamento ao lado, onde ainda estavam a fazer obras, e disse aos senhores da empresa de construção que estava lá uma cobra. Saímos devagar e ela não se assustou. No entanto, e mesmo tendo em conta que foi lá um senhor de uma loja de animais recolhe-la, assustei-me eu e não fiquei naquela casa [risos]», começou por recordar.

Dentro de campo, Silas também teve de se esforçar para convencer os seus colegas: «Na altura havia um ponto de tensão entre espanhóis e marroquinos. Eles não sabiam que eu era português e, quando cheguei ao balneário, os meus colegas disseram que os lugares estavam todos ocupados, ainda que estivessem vazios. Entretanto eu disse que me sentava no chão e a verdade é que me equipei mesmo ali. Quando fui para o treino e comecei a jogar eles vieram logo ter comigo e perguntaram-me de onde é que eu era. A partir do momento em que disse "Portugal", acolheram-me de uma forma diferente.»

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter

Ler artigo completo