Sindicato de Pilotos denuncia incumprimentos da empresa AVINCIS para com trabalhadores

6 meses atrás 49

“Há Pilotos que estão a ser perseguidos e discriminados pela AVINCIS, através de cortes dos seus rendimentos salariais de quase 40%, o que concorre para ambiente laboral nada saudável”, destacou o SPAC.

O Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) frisou, esta terça-feira, que tem vindo a denunciar, nos últimos meses, incumprimentos reiterados da empresa AVINCIS para com os seus trabalhadores, a maior parte relacionados com o acordo expresso, tácito ou implícito, por parte do INEM.

Em comunicado, o SPAC sublinhou que “estes incumprimentos tem influência direta na segurança de voo, por não se respeitar a legislação aeronáutica relativamente a tempos e limites de trabalho, descanso, folgas e outras pausas obrigatórias”.

“Por outro lado, há Pilotos que estão a ser perseguidos e discriminados pela AVINCIS, através de cortes dos seus rendimentos salariais de quase 40%, o que concorre para ambiente laboral nada saudável”, destacou o SPAC.

O sindicato recordou que “no âmbito do atual contrato por ajuste direto entre o INEM e a AVINCIS, o dispositivo de helicópteros de Emergência Médica do INEM foi reduzido, desde o dia 1 de Janeiro de 2024, passando a ter apenas dois helicópteros AW139 a operar em turnos de 24 horas (H24 – bases de Macedo de Cavaleiros e de Loulé) e dois helicópteros AW109 com turnos de apenas 12 horas (H12 – bases de Viseu e de Évora)”.

No comunicado, o SPAC lembrou também que “denunciou os pressupostos desse contrato  e após dois meses com o dispositivo H12 / H24 repleto de pedidos de socorro que ou não foram atendidos ou foram assegurados pelo AW139 com prolongamento dos tempos de resposta aos pedidos de socorro”. 

“Infelizmente e como o SPAC tem alertado, há uma relação estranha entre a AVINCIS e o INEM. Se o ajuste directo entre ambas já levantou muitas dúvidas, desde o seu início, agora com as condescendências do INEM, em março, aceitando tudo e desfazendo o que estava disposto, demonstra-se novamente que tudo não passou de uma forma para a AVINCIS penalizar e perseguir os Pilotos da frota AW109”, frisou o sindicato.

Ler artigo completo