Síria. Vários mortos em ataque aéreo israelita a prédio em Damasco

8 meses atrás 110

Pelo menos quatro membros da Guarda Revolucionária do Irão, incluindo o chefe da unidade de informação na Síria, foram mortos este sábado na sequência de um ataque israelita ao bairro Mazzeh, em Damasco, segundo uma fonte de segurança da aliança regional pró-Síria, reporta a agência Reuters.

Meios de comunicação locais relataram que foram ouvidas explosões em toda a capital síria.

A fonte de segurança avançou ainda que o edifício de vários andares era utilizado por conselheiros iranianos - que apoiavam o governo do presidente Bashar al-Assad - e que foi totalmente arrasado por "mísseis israelitas de precisão".

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos avança que "até agora" há a registar "seis mortos, incluindo três iranianos da Guarda Revolucionária, um civil sírio" e outras duas pessoas, que ainda não foram identificadas.

"O terceiro andar do edifício pertence à Guarda Revolucionária Iraniana. O edifício foi visado e completamente destruído. Os outros andares do edifício pertenciam a civis sírios. As defesas aéreas não se moveram durante este ataque israelita", destaca o diretor do observatório numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

مدير #المرصد_السوري: حتى الآن 6 قتـ ـلى بينهم 3 من الإيرانيين من الحرس الثوري الإيراني ومدني سوري و2 لا نعلم إن كانوا من الإيرانيين أو العراقيين أو المجموعات العاملة مع #إيران في #سوريا، الطابق الثالث من المبنى عائد للحرس الثوري الإيراني استـ ـهـ ـدف المبنى ودمر بشكل كامل،… pic.twitter.com/CSyWJevRqK

— المرصد السوري لحقوق الإنسان (@syriahr) January 20, 2024

O diretor do Hospital Al-Mowasat em Damasco, Essam Al-Amin, terá revelado à Reuters que uma pessoa morta e três feridos, entre os quais uma mulher, tinham dado entrada naquela unidade hospitalar na sequência deste ataque.

Por sua vez, um porta-voz da Jihad Islâmica Palestiniana afirmou que nenhum membro do seu grupo ficou ferido devido ao ataque, após ter sido noticiado que alguns estavam no edifício que foi bombardeado.

De recordar que há muito tempo que Israel tem levado a cabo uma campanha de bombardeamento contra alvos ligados ao Irão na Síria. 

Leia Também: Síria acusa Israel de atacar um edifício em Damasco

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo