Além da nova geração do Superb, em 2023 a Skoda vai revelar um novo Kodiaq, renovar os Scala e Kamiq e vai lançar o novo Enyaq iV RS.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.
Já muitas vezes antecipada por fotos-espia, a nova geração do Skoda Superb vai ser finalmente revelada em 2023.
O novo Skoda Superb terá a companhia do futuro Volkswagen Passat na linha de produção mas, ao contrário do modelo alemão, não estará apenas disponível na versão carrinha.
Produzido pela primeira vez fora da República Checa (será produzido na Eslováquia), o representante da Skoda no segmento D vai continuar a assentar na plataforma MQB.
Quanto às motorizações, o Skoda Superb deverá apresentar-se com motores Diesel e gasolina, sempre associados a sistemas mild-hybrid de 48 V, mas as «obrigatórias» variantes híbridas plug-in também estarão presentes.
Relacionado Vision 7S. Fomos conhecer o futuro topo de gama elétrico da Skoda
As novidades no topo da gama da Skoda não se resumem ao novo Superb. No segundo semestre do ano a marca checa prepara-se para revelar um novo Kodiaq, o seu maior SUV.
Também assente na plataforma MQB, este deverá contar com inéditas versões híbridas plug-in além de motores Diesel e gasolina. Quanto ao seu visual, o mais provável é que vá «buscar inspiração» ao protótipo Vision 7S.
Renovações a caminho
Nem só de novas gerações são feitas as novidades da Skoda em 2023. A prova disso são os restyling a que serão submetidos os Skoda Kamiq e Scala.
Para já pouco se sabe acerca da renovação dos dois modelos checos, mas o mais provável é que se resuma a pequenos detalhes estéticos.
O mais curioso é que no caso do Scala a renovação chegou a estar prevista para 2022. Por essa razão, não nos admirávamos se este fosse revelado ainda nos primeiro semestre de 2023.
Relacionado Skoda quer que 70% das vendas sejam de elétricos em 2030 mas combustão não foi esquecida
Potência eletrificada
Depois de a Skoda ter lançado em 2022 o Enyaq Coupé RS iV, um modelo que o Diogo Teixeira já conduziu em Itália, a marca checa vai lançar em 2023 a variante RS do mais familiar Enyaq iV.
Em tudo idêntico ao Coupé, o Enyaq RS iV vai recorrer a dois motores elétricos (um por eixo), que disponibilizam em conjunto 220 kW de potência, o equivalente a 299 cv, e 460 Nm.
Também as performances serão iguais às da versão Coupé equivalente: 6,5s nos 0 aos 100 km/h e 180 km/h de velocidade máxima, mais 20 km/h do que os restantes Enyaq.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.