SmartyPlants: Este gadget torna (quase) impossível deixar morrer as plantas

2 meses atrás 86

Os sensores do SmartyPlants captam dados sobre a luminosidade, humidade e temperatura do local onde está a planta, bem como sobre a humidade dos solos e os nutrientes, enviando a informação para uma app de smartphone. Desta forma, é (quase) impossível que o utilizador mate as plantas por ter toda a informação necessária para assegurar o seu bem-estar e sobrevivência. O diretor executivo da empresa, Ben Beavers, afirma que “o SmartyPlants foca-se em ajudar os 48% de donos de plantas que já mataram acidentalmente cinco ou mais plantas nos últimos 18 anos”.

“Queremos ajudar a desfrutar das suas plantas sem stress e, com a nossa tecnologia, ajudamos a garantir que são bem cuidadas”, explica Beavers ao New Atlas.  A startup de Londres começou a angariar fundos na plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter e, em apenas quatro dias, conseguiu dez vezes mais do que as cinco mil libras pedidas inicialmente para concretizar o projeto. A iniciativa conta já com mais de 500 apoiantes, o que evidencia que muitas pessoas precisam de ajuda para cuidar das suas plantas.

O SmartyPlants é um aparelho colocado na terra onde a planta está e providencia rapidamente informações sobre se está a regar demais ou a expô-la demasiado ao Sol. O aparelho consegue analisar a sala e fornecer recomendações sobre os tipos de planta que se adequam melhor àquela divisão. O sistema pode ser ligado a uma casa inteligente e ser usado, por exemplo, para soluções de rega automática por Wi-Fi.

A bateria do equipamento dura seis meses sem ter de ser recarregada e a app que o acompanha funciona em Android e iOS, podendo o utilizador dar nomes às diferentes plantas e consultar o registo do histórico de cada uma.

O SmartyPlants pode ser comprado com desconto de 15% no Kickstarter por cerca de 45 euros ou um pack de 20 que custa cerca de 650 euros, com 40% de desconto, existindo outros pacotes intermédios de apoio.

Pode ver em baixo o vídeo da campanha de lançamento do SmartyPlants:

Ler artigo completo