Só 2% dos portugueses têm carros elétricos! Há uma justificação…

11 meses atrás 84

Os carros elétricos estão na moda e este segmento automóvel tem crescido bastante. No entanto, apesar dos vários recordes que têm sido alcançados, apenas 2% dos portugueses têm carro elétrico. Saiba qual a justificação segundo um estudo do ACP.

Só 2% dos portugueses têm carros elétricos! Há uma justificação...

Carros elétricos:  Uma boa parte dos inquiridos faz mais de 400 km

Um novo estudo realizado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) revela que número de portugueses a conduzir carros elétricos é ainda muito baixo (cerca de 2%). Na sua maioria, os proprietários deste tipo de veículos são homens de classe alta, residentes na região Centro do país.  O problema de ter um elétrico está no valor. A maioria (63%) defendeu ainda ser possível comprar um carro elétrico até 40.000 euros, mas apontou 30.000 euros (55%) como teto máximo “para assumir a probabilidade de compra”.

Os veículos elétricos que estão na estrada têm, na sua grande maioria, menos de cinco anos (86%), e um em cada três automóveis tem capacidade entre 40 quilowatts-hora (KWh) e 70 KWh. 43% dos carros têm uma autonomia entre os 150 km e os 300 km, revela o estudo.

Só 2% dos portugueses têm carros elétricos! Há uma justificação...

O estudo permitiu também concluir que uma boa parte dos inquiridos faz mais de 400 km por mês e que carrega o seu veículo entre uma e três vezes por semana. O carregamento é realizado com mais frequência em casa, seguindo-se os postos públicos e por último o trabalho.

52% dos inquiridos sentir-se-ia mais confortável se os veículos elétricos tivessem uma autonomia superior a 401 km.

No que diz respeito aos gastos, 54% pagam sete euros por carregamento em casa e 58% gastam 50 euros mensais.

O estudo contou com contributos da população geral, tendo sido entrevistadas cerca de 1,550 pessoas (1046 não têm veículos elétricos) através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing. O erro de amostra é de cerca de 2,54%.

Ler artigo completo