“Só há duas formas de viabilizar o OE, com o PS ou com o Chega”

2 horas atrás 17

Orçamento do Estado

27 set, 2024 - 16:45 • Ana Kotowicz

Líder do PS e primeiro-ministro estiveram reunidos durante cerca de hora e meia em São Bento.

O PS não viabiliza um Orçamento do Estado que inclua as medidas relativas ao IRS Jovem e ao IRC que o Governo apresentou. Pedro Nuno Santos deixou, esta sexta-feira, essa garantia, sublinhando que não aceita estas medidas, mesmo que estejam "modeladas". Além disso, frisou que há dois orçamentos possíveis no horizonte e que são necessariamente diferentes: um viabilizado pelo PS e outro viabilizado pelo Chega.

“Só há duas formas de viabilizar o Orçamento do Estado, com o PS ou com o Chega”, começou por dizer Pedro Nuno Santos, em conferência de imprensa. "Há dois Orçamentos do Estado distintos e é sobre aquele que o PS poderia viabilizar que vou falar", disse na sede do PS, no Largo do Rato, para onde se dirigiu depois do encontro com o primeiro-ministro.

Durante cerca de uma hora e meia, o líder da oposição e o líder do Governo discutiram o Orçamento para 2025 em São Bento.

O líder dos socialistas recordou o que disse na rentrée sobre as medidas que implicam com estes dois impostos, altura em que, considerou Pedro Nuno Santos, foi "muito claro": "Alguns não quiseram perceber aquilo que eu disse", sublinhou, clarificando que não aceita as medidas de Luís Montenegro relativas ao IRS Jovem e ao IRC.

Nem as medidas tal como foram apresentadas, "nem nenhuma modelação dessas medidas", já que, disse Pedro Nuno Santos, "não há modelação que as torne boas".

Pedro Nuno Santos esteve esta tarde reunido com o primeiro-ministro para discutirem o Orçamento do Estado.

(em atualização)

Destaques V+

Ler artigo completo