Sobe para 24 o número de mortos em protestos na Venezuela

2 meses atrás 51

O número de mortos nos protestos em várias cidades da Venezuela contra os resultados oficiais das presidenciais, que dão a vitória ao presidente Nicolás Maduro, subiu hoje para 24, avança a AFP, que cita grupos de defesa dos direitos humanos.

De realçar que o último balanço dava conta de 11 mortes. A Venezuela regista desde a semana passada protestos em várias regiões do país, alguns deles violentos, contestando os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). 

A Venezuela, país que conta com uma expressiva comunidade de portugueses e de lusodescendentes, realizou eleições presidenciais em 28 de julho, após as quais o CNE atribuiu a vitória a Maduro com pouco mais de 51% dos votos, enquanto a oposição afirma que o seu candidato, o antigo diplomata Edmundo González Urrutia, obteve quase 70% dos votos.

A oposição venezuelana e muitos países denunciaram uma fraude eleitoral e exigiram que sejam apresentadas as atas de votação para uma verificação independente.

O CNE ainda não publicou - como exigido por lei - as atas que certificam a vitória de Maduro, alegando que o seu sistema informático sofreu um ciberataque.

A oposição acredita que se trata de uma manobra para não revelar os verdadeiros resultados e publicou as atas de cada posto de votação.

Segundo estes documentos - cuja validade é rejeitada por Maduro -, Gonzalez Urrutia venceu a votação com 67% dos votos.

Leia Também: Líder da oposição venzuelana denuncia "campanha de terror"

Ler artigo completo