Sony Alpha ZV-E1

1 mes atrás 58

Não sendo propriamente uma novidade, só agora foi possível explorar todo o potencial deste modelo, fruto do lançamento de uma nova actualização. Recorrendo à fórmula de sucesso da ZV-E10 (a primeira câmara de vlog com objectivas intermutáveis), a ZV-E1 diferencia-se, essencialmente, pela utilização de um sensor de imagem de formato full-frame de 12,1 MP, o mesmo das Sony A7S III e FX3. Originalmente limitado a uma captação de 60 fps 4K e 120 fps 1080p, a ZV-E1 viu essa velocidade duplicada para 120 e 240 fps, respectivamente, mantendo as funcionalidades específicas para vídeo, como a captura em modo LOG de 10-Bit 4:2:2 e o formato Cinemascope (ecrã 2.35:1).

O facto de este sensor usar uma resolução relativamente baixa, permite que cada pixel tenha uma dimensão relativamente grande, o que garante uma captação de vídeo excelente, mesmo em condições de luz mais exigentes. Isto, aliado a um corpo extremamente compacto (idêntico ao de uma Sony A7C, que lhe retirou o visor electrónico, o obturador mecânico e o duplo leitor de cartões de alta velocidade), torna a ZV-E1 um equipamento leve, que pode ser facilmente transportado e manipulado por um tripé ou monopé, ideal para quem queira gravar na rua, aproveitando ao mesmo tempo a estabilização de imagem da câmara.

Destaque ainda para a manutenção da sapata electrónica que permite a instalação de um microfone externo, mas só caso esteja insatisfeito com a surpreendente qualidade do microfone frontal, aplicado ao centro (no topo), sendo este composto por três cápsulas, que podem ser protegidas com um filtro corta-vento do tipo dead cat, que é extremamente eficaz. Quando utilizadas as velocidades máximas de captação, nota-se que as dimensões compactas da câmara acabam por influenciar negativamente no campo da dissipação de calor, sendo essencial considerar curtas paragens após quinze minutos (aproximadamente) de gravação, sempre que desejar gravar em 4K durante períodos mais prolongados.


Distribuidor: Sony

Preço: €2700 (corpo)


Selo PCGuia Excelência

Ler artigo completo