Sp. Braga fala em «incumprimento» e desiste do Complexo Desportivo de Fão

2 meses atrás 73

A SAD do Sporting de Braga anunciou, na manhã desta segunda-feira, que decidiu «desistir e abdicar do projeto que tinha para o Complexo Desportivo de Fão».

Em comunicado, e na sequência do contrato promessa de compra e venda formalizado com a Câmara Municipal de Esposende e com o Clube de Futebol de Fão em 2018, a SAD dos bracarenses acusou o CF Fão de «sucessivo e persistente incumprimento» do mesmo.

«Devido à falta de licença de utilização do Complexo Desportivo, desde o momento da negociação inerente ao contrato promessa e à sua outorga, tanto o CF Fão como a Câmara Municipal de Esposende assumiram a obrigação de legalizar o imóvel de forma a ser possível celebrar a escritura definitiva em curto espaço de tempo. Por facto não imputável à SC Braga – Futebol, SAD, volvidos quase seis anos o Complexo Desportivo ainda se encontra ilegal por não ter licença de utilização», refere a SAD do Sp. Braga.

Os bracarenses referem ainda que «apesar dos compromissos e obrigações contratuais assumidos e do sinal prestado, o CF Fão tem, ao longo dos últimos anos, obstado à celebração da escritura do contrato prometido, mantendo o imóvel ilegal de forma a evitar que a SC Braga – Futebol, SAD, inclusive, pudesse executar o contrato promessa com segurança de que o mesmo estaria apto ao fim a que se destina».

O Complexo Desportivo de Fão tem servido, desde então, de casa para algumas equipas do Sporting de Braga, nomeadamente para os jogos da equipa sub-23 que disputa a Liga Revelação e a equipa B, que atualmente disputa a Liga 3. A equipa principal chegou a disputar, já na pré-época 2024/25, um jogo de preparação ante o Moreirense, na passada quarta-feira.

«A SC Braga – Futebol, SAD, que sempre cumpriu com as suas obrigações, não deixará de exigir ao CF Fão, aos seus representantes e outros responsáveis, a indemnização devida pelo incumprimento contratual, bem como o ressarcimento de todos os danos causados e o reembolso das despesas suportadas com o Complexo Desportivo ao longo dos últimos anos», refere ainda a SAD dos arsenalistas, concluindo, sobre o projeto “Gverreiros do Futuro – Fão”, que «envidará todos os esforços para garantir a continuidade do projeto, no melhor interesse das crianças, dos jovens e das famílias».

O Complexo Desportivo de Fão, no concelho de Esposende, dista sensivelmente 35 quilómetros de Braga.

Ler artigo completo