Sporting arranca FIBA Europe Cup a perder

3 horas atrás 21

A missão era difícil logo à partida e o Sporting acabou mesmo por não conseguir bater os italianos do Dinamo Sassari (69-82), arrancando a fase de grupos da FIBA Europe Cup a perder.

Depois de ter ultrapassado a qualificação com distinção, o Sporting iniciava a sua caminhada nesta edição da FIBA Europe Cup e tinha pela frente um adversário de calibre, os italianos do Dinamo Sassaria, habituados a disputar a Liga dos Campeões. 

A jogar em casa, embora com apenas algumas dezenas de adeptos nas bancadas, o Sporting cedo percebeu que a missão seria difícil. O Sassari foi uma equipa que utilizou o bloqueio direto e indireto de forma exímia nos primeiros minutos, criou dificuldades defensivas ao Sporting - foi muito eficaz, terminando o 1º período com 79 por cento de lançamento, incluindo 4/6 de triplos - e cedo construiu uma vantagem de dois dígitos. Notou-se a frustração leonina, especialmente no ataque, onde os da casa iam colecionando erros e turnovers ou maus lançamentos, e os italianos venciam no final do 1º período por 14-32.

O cenário estava tudo menos favorável para o Sporting, mas os comandados de Luís Magalhães tiveram um arranque de 2º período absolutamente tremendo ao nível de triplos e acertaram quatro seguidos nos primeiros cinco minutos - Sérgio Silva em grande -, o que permitiu reduzir distâncias, embora o Sassari não tirasse o pé do acelerador. Contudo, a assertividade exterior dos leões baixou um pouco e o melhor o que estes conseguiram foi reduzir para 39-48 até ao intervalo.

O Sporting precisava de um 3º período minimamente semelhante ao 2º para voltar à discussão definitiva do jogo e conseguiu equilibrar as contas nos primeiros minutos, mas perdeu fulgor quando os triplos italianos começaram a cair - incluindo dois com direito a falta posterior -, ao qual se juntaram as várias idas transalpinas à linha de lance livre. O Sassari chegou com facilidade aos 20 pontos de distância e acabou mesmo o 3º período a vencer por 23 (52-75).

Era preciso um 4º período perfeito do Sporting para relançar o jogo, mas cedo se percebeu que a distância para o Sassari era grande. Jogadores como André Cruz e Diogo Ventura ainda trouxeram alguma energia, mas o Sassari defendeu bem, apesar de ter aumentado a rotação, e acabou por vencer justa e confortavelmente por 69-82.

Ler artigo completo