Sporting despediu-se de um herói: o legado de Coates em Alvalade

2 meses atrás 61

Além de ter feito a apresentação do novo plantel aos adeptos e de ter conquistado o Troféu Cinco Violinos, batendo o Athletic Bilbau por 3-0, o sábado do Sporting ficou também marcado por uma homenagem a um dos ícones do passado recente do clube: Sebastián Coates.

Aceitou o convite para regressar ao Uruguai, ao clube onde foi formado. Essa informação já é oficial há algumas semanas, mas o capitão nunca deixaria Alvalade sem antes se despedir dos adeptos. Foi isso que aconteceu antes do apito inicial.

Foi ovacionado pelas bancadas, recebeu carinho dos colegas (que jogaram com o seu nome nas costas) e ainda agarrou no microfone para expressar agradecimentos e não só. «Agora vou ser adepto, mais um de vocês», rematou, acompanhado pelos filhos. Ninguém ousaria questionar essas palavras, vendo a emoção do uruguaio.

Adeptos também se despediram @Kapta+

O fim de uma era, sem dúvida. Mas a vida continua e essa foi a mensagem que o Sporting tentou passar, ao aproveitar este jogo de apresentação para uma bastante literal passagem de testemunho: antes de sair do relvado, Coates colocou a braçadeira no braço do novo capitão, Morten Hjulmand. Bom presságio para o dinamarquês, ter levantado um troféu na primeira noite em que desempenhou esse papel.


O legado de Seba Coates

Chegou a Portugal em janeiro de 2016, inicialmente por empréstimo dos ingleses do Sunderland, para compor as opções defensivas de uma equipa então liderada por Jorge Jesus. Pegou de estaca e, ao fim de um ano e meio de cedência, foi adquirido em definitivo por menos de cinco milhões de euros.

Esse foi o início de uma história que durou oito anos e meio. Houve alguma turbulência, em particular nos momentos em que a titularidade foi até questionada, mas a crescente experiência notou-se e o uruguaio acabou por ser figura de proa num plantel que por duas vezes celebrou a glória nacional.

Sebastián Coates
Sporting
Total

369 Jogos  32157 Minutos

ver mais �

São essas as joias do palmarés, dois títulos de campeão - um deles como melhor jogador da Liga -, e leva ainda uma Taça, uma Supertaça e quatro Taças de Portugal. Oito troféus, cinco dos quais erguidos como capitão!

Mas é a nível individual que o legado de El Patrón fica ainda mais evidente. Despede-se do Sporting com 369 jogos oficiais, o que o coloca em sétimo lugar na história centenária dos leões e em primeiro no que toca a estrangeiros (fora de portugueses, é também quem mais títulos soma). Os 37 golos marcados, muitos deles decisivos, isolam-no como defesa mais goleador na história do clube.

Os números de Coates ao serviço do Sporting:
➡ 7.º jogador com + jogos pelo clube
➡ Estrangeiro com + jogos pelo clube🔝
➡ Defesa com + golos pelo clube🔝
➡ Melhor jogador da Liga 🇵🇹 em 2020/21
➡ Estreia em fevereiro de 2016, frente ao Rio Ave pic.twitter.com/GzcSoOfxho

— Playmaker (@playmaker_PT) July 8, 2024

Ler artigo completo