Sporting perde na Turquia e contas europeias fazem-se na última jornada

7 meses atrás 49

Um grande 3º período ainda deu sinais de vida do Sporting na Turquia, mas o Bahçesehir mostrou-se superior na ponta final e acabou mesmo por derrotar os leões por 99-87. Desta forma, o Sporting terá que vencer na última jornada por pelo menos 10 pontos para continuar na FIBA Europe Cup.

Com as contas do grupo em aberto, o Sporting tinha um teste de fogo para a FIBA Europe Cup e visita o Bahçesehir Koleji, vencedor da edição de 2021/22, com o claro objetivo de dar um importante passo rumo à qualificação para a fase a eliminar.

Os turcos entraram bem na partida, dando uso ao seu bom tiro exterior e os quatro triplos seguidos, nos primeiros cinco minutos, deram uma cama para o 1º período, enquanto, do outro lado, o Sporting ia circulando muito bem a bola e utilizando o bloqueio direto e o jogo interior para se manter próximo. Os leões até chegaram a estar na liderança, mas o Bahçesehir foi mais eficaz e terminou os primeiros 10 minutos a vencer por 25-20.

O jogo estava bom e equilibrado, mas o Sporting teve uma péssima entrada no 2º período no que ao lançamento e luta pelas tabelas diz respeito e o Bahçesehir aproveitou para fazer um enorme parcial de 17-3 nos primeiros cinco minutos, o que distanciou as duas equipas nos 20 minutos e deu cabo dos leões animicamente. O restante 2ª período foi disputado desde logo num ritmo mais baixo, mas os turcos foram aproveitando para gerir a vantagem e apenas um grande triplo de Marcus LoVett Jr. (muito desaparecido na 1ª parte), a dois segundos do fim, fez a vantagem turca cair dos 20 pontos (56-38).

Turcos brilharam nos triplos @FIBA

Perante esta vantagem, o jogo parecia praticamente resolvido para os turcos, mesmo havendo ainda 20 minutos por jogar, e notou-se algum relaxo da parte da equipa da casa. Contudo, o Sporting não baixou os braços, elevou a sua intensidade defensiva e isso permitiu ganhar vantagem nas tabelas, nos roubos de bola e conseguir vários pontos na transição. Primeiro surgiu um parcial de 0-11 a favor dos lusos, mas os leões não se ficaram por aqui e continuaram a correr atrás do prejuízo, conseguindo mesmo baixar a desvantagem para apenas 70-65 no final do 3º período.

O ímpeto de jogo tinha mudado, a intensidade leonina continuava lá e os comandados de Pedro Nuno Monteiro chegaram mesmo a colocar-se a apenas um ponto de distância, ainda nos primeiros três minutos, mas encheram-se de faltas precocemente e o Bahçesehir foi aproveitando a linha de lance livre para aumentar novamente a vantagem. A reação do Sporting acabou por ser, assim, parada e os turcos acabaram por vencer por 99-87. Eddie Ekiyor (23 pontos) e Mike Moore (21 pontos) brilharam, mas foi insuficiente.

Com este resultado, o Sporting foi ultrapassado pelo Legia no grupo e é, agora, obrigado a vencer na última jornada os polacos por mais de nove pontos, para passar para o 2º lugar e ter vantagem no confronto direto.

BAHÇESEHIR KOLEJI

EMPATE

SPORTING

FIBA Europe Cup 23/24| Bahçesehir Koleji x Sporting (2.ª Ronda)

FIBA Europe Cup 23/24| Bahçesehir Koleji x Sporting (2.ª Ronda)

Ler artigo completo