Sporting vai reforçar-se com Iago, pérola da formação do Real Madrid

2 meses atrás 54

O Sporting está prestes a garantir um reforço de peso para o futuro. Paulo Iago. médio espanhol de apenas 17 anos, vai deixar a formação do Real Madrid para abraçar o projeto leonino, inicialmente na equipa secundária.

A transferência foi avançada pelo The Athletic e entretanto confirmada pelo zerozero, já depois de ter tido alguma repercussão em Espanha. No país vizinho a notícia foi descrita como «bomba», uma vez que o atleta, por ser há vários anos considerado um dos principais valores da cantera do Real Madrid, já conta com algum mediatismo.

Este negócio partiu do descontentamento de Iago na capital espanhola. Integrava a equipa de sub-19 às ordens de Álvaro Arbeloa, mas perdeu espaço no onze depois de uma lesão no tornozelo e a partir daí a relação com o treinador deteriorou até que o jovem jogador pediu para sair. Para evitar perdê-lo sem qualquer contrapartida em 2025, a direção merengue aceitou procurar uma solução imediata.

Foi aí que entrou em cena o Sporting, alcançando um acordo com o Real Madrid: garantem o jovem a custo zero, deixando 50 por cento do passe na capital espanhola. Os leões convenceram o médio centro com um plano que começa na Liga 3, às ordens da equipa B de João Pereira, mas que lhe permite trabalhar ocasionalmente com Rúben Amorim nos treinos da equipa principal. 

Chegou a rivalizar com Yamal

Paulo Iago chegou a Valdebebas - ou La Fábrica, como é apelidada a formação blanca - em 2014 e desde então assumiu-se como figura de destaque e de liderança nos vários escalões. No futebol de onze o esquerdino assumiu-se principalmente como médio centro, mas chegou também a atuar como 10 ou até extremo.

Foto de Paulo Iago e Lamine Yamal tem circulado na imprensa espanhola

Por ter nascido no mesmo ano que Lamine Yamal (2007) e ter partilhado os relvados com esse jogador nas seleções jovens, a dupla era vista como as principais promessas do futebol espanhol. Mas enquanto o prodígio do Barcelona cimentou um lugar na equipa A e chegou até à seleção, a suposta joia da formação merengue não conseguiu chegar ao futebol sénior. Essa disparidade também contribuiu para o desejo da saída.

Com 17 anos celebrados em abril, Iago vai ter em Portugal as suas primeiras experiências fora dos escalões de formação. Chega com o estatuto de internacional sub-17, escalão no qual já disputou o Mundial em 2023 e ainda o Europeu deste verão. Esteve ainda no Torneio Internacional do Algarve, onde contribuiu com dois golos em três partidas.

Ler artigo completo