Starlink atinge velocidade download recorde de satélite para telemóvel

1 mes atrás 46

A empresa de comunicação via satélite da SpaceX, a Starlink, alcançou uma velocidade recorde de transferência de dados de um satélite diretamente para um smartphone: 17Mb/s (!) O feito foi recentemente partilhado pelo CEO Elon Musk na rede social X.

Esta nova conquista em termos de transferência de dados sem fios do espaço é uma boa notícia sobre o funcionamento da constelação de satélites da Starlink, que tem como objetivo inicial atender áreas remotas que não possuem acesso a internet de qualidade.

Smartphone Samsung foi o equipamento usado

Na sua conta no X (antigo Twitter), Musk partilhou uma imagem na qual aparecem os dados do pico de 17Mb/s de um satélite Starlink. Na publicação ele escreveu:

"A SpaceX acabou de alcançar a velocidade máxima de download de 17Mb/s do satélite diretamente para um telemóvel Samsung Android sem modificações".

Embora alguns comentários na publicação tenham sugerido que as empresas de redes sem fio fixas devem prestar atenção a isso, Musk esclareceu que essa velocidade máxima só foi alcançada em áreas onde não há serviço de rede móvel disponível.

Além disso, pelo menos para já, os provedores de rede sem fio e as empresas de tecnologia de comunicação via satélite não são exatamente concorrentes, mas sim parceiros. Muitos telemóveis já incluem recursos de comunicação de emergência por satélite, ou seja, uma ferramenta complementar.

A própria Starlink já estabeleceu uma parceria com a T-Mobile para aproveitar a conectividade via satélite e oferecer uma rede alternativa onde as torres celulares terrestres não chegam.

No dia 2 de janeiro, a SpaceX lançou 21 satélites Starlink com o novo recurso Direct-to-Cell (DTC), que permite que os telemóveis conectem-se diretamente aos satélites. Apenas seis dias depois, a Starlink transmitiu e recebeu com sucesso as primeiras mensagens de texto através do espectro de rede da T-Mobile, já utilizando os DTC.

A SpaceX planeia oferecer o serviço DTC globalmente ainda este ano

Os planos da SpaceX é expandir o serviço de comunicação DTC a nível global ainda este ano, levando rede de comunicação a ainda mais zonas pelo mundo onde a infraestrutura sem fio fixa não é uma opção.

Para isso, a Starlink já firmou alianças com gigantes globais de telecomunicações, além da T-Mobile. São elas: Rogers, Optus, One New Zealand, KDDI, Salt e Entel. A expetativa é de que a empresa siga a formar ainda mais parcerias para ampliar o alcance do seu serviço por múltiplos continentes.

Ler artigo completo