Stellantis confirma saída de Carlos Tavares mas não para agora

2 horas atrás 31

Além da confirmação da saída de Carlos Tavares, a Stellantis anunciou importantes mudanças entre os seus executivos de topo.

Depois de ter anunciado o início da procura por um sucessor para Carlos Tavares, a Stellantis confirma agora que o executivo português irá sair no início de 2026, coincidindo com o fim do seu contrato.

Chegou-se a colocar a possibilidade de Carlos Tavares continuar a exercer as funções de diretor-executivo mais alguns anos, com um novo contrato, mas agora a Stellantis parece ter fechado a porta a essa opção.

Alfa Romeo Junior Veloce Caramulo Carlos Tavares© Alfa Romeo Portugal Carlos Tavares marcou presença no Caramulo Motor Festival, aos comandos de um Alfa Romeo Junior.

O processo de procura por um novo diretor-executivo já está em marcha e ficaremos a saber quem será o novo diretor-executivo da Stellantis no último trimestre de 2025.

Mudança de cadeiras

Esta confirmação da saída de Tavares coincide com importantes mudanças nos cargos executivos de topo do colosso automóvel, em resposta ao período difícil por que passa. Em especial, devido aos problemas que afetam a região norte-americana (acumulação excessiva de inventário e queda de lucros).

Para mudar o rumo da região, a Stellantis colocou Antonio Filosa, diretor-executivo da Jeep, também como diretor de operações (COO) da região norte-americana. Filosa não é estranho a liderar uma região inteira: já o tinha feito, com grande sucesso, na América do Sul. Filosa substitui Carlos Zarlenga, cujas novas funções na Stellantis ainda não foram anunciadas.

As contas da Stellantis não estão a mostrar os números desejados e talvez por isso não surpreenda que a diretora financeira, Natalie Knight, vá também ser substituída, marcando a sua saída do grupo. No seu lugar ficará Doug Ostermann, que já chegou a liderar a região da China.

Alfa Romeo e Maserati têm novo líder

Como parte das mudanças, outra significativa é a partida de Jean-Philippe Imparato como diretor-executivo da Alfa Romeo. O bom amigo de Carlos Tavares vai agora assumir o cargo do diretor de operações na Europa, acumulando-o com o cargo de diretor-executivo da divisão de comerciais Pro One.

Jean-Philippe Imparato e Carlos Tavares na apresentação do Alfa Romeo MIlano© Alfa Romeo Jean-Philippe Imparato e Carlos Tavares durante a apresentação do Alfa Romeo Junior

Os destinos da Alfa Romeo vão ficar agora a cargo de Santo Ficili, que vai acumular com as funções de diretor-executivo da Maserati, outra das marcas que está a passar por um período difícil no universo Stellantis. Substitui Davide Grasso, cujas novas funções não foram ainda anunciadas.

Ler artigo completo