Stellantis cria plataforma para super-elétricos

7 meses atrás 71

O grupo Stellantis, liderado pelo português Carlos Tavares, apresentou uma nova plataforma para automóveis elétricos. A SLA Large é apresentada como “altamente flexível e nativa para veículos BEV (Battery Eletric Vehicle)” que será usada para produzir carros familiares e executivos (segmentos D e E).

Os primeiros carros baseados na SLA Large serão para o mercado norte-americano, com as marcas Dodge e Jeep, mas depois vão surgir modelos da Alfa Romeu, Chrysler e Maserati. Segundo a Stellantis serão lançados oito veículos entre este ano e 2026 baseados na plataforma SLA Large. A flexibilidade referida permitirá criar carros de diferentes tipologias, incluindo berlinas, SUV e crossovers, bem como reduzir custos de produção.

Carlos Tavares referiu que “a criação de uma família de veículos a partir de um conjunto de componentes bem concebidos e suficientemente flexíveis para abranger vários tipos de veículos e propulsões, superando o desempenho de qualquer um dos nossos produtos atuais, irá satisfazer os clientes de cada uma das nossas marcas”. Para o CEO do grupo, um dos maiores da indústria automóvel, “a flexibilidade e a agilidade desta plataforma são a sua imagem de marca e serão a força motriz do nosso sucesso na transição para a eletrificação na América do Norte”.

A STLA Large será usadas em várias fábricas na Europa e na América do Norte. Entre as vantagens da plataforma, destaque para a possibilidade de ajustar a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Pode ser utilizada uma variedade de módulos de suspensão e de grupos propulsores para satisfazer os objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem a condução, o comportamento e o conforto.

A STLA Large foi concebida e projetada como uma plataforma BEV nativa com a opção de arquiteturas elétricas de 400 e 800 Volts. Os módulos de acionamento elétrico três em um, que incorporam o motor, o inversor de potência e o redutor de velocidade, podem ser instalados em configurações de tração dianteira, traseira e integral. O inversor de potência utiliza tecnologia de semicondutores de carboneto de silício para minimizar as perdas de potência. O desempenho do sistema de propulsão pode ser melhorado durante o tempo de vida do veículo através de atualizações remotas, over the air.

Ainda segundo o comunicado da Stellantis, a STLA Large tem o potencial para criar carros com aceleração dos 0 aos 100 km/h na casa dos dois segundos, suportar carregamento ultrarrápido de cerca de 4,5 kWh/minuto e albergar baterias com mais de 100 kWh de capacidade.

Ler artigo completo