Sub-19: Portugal entra a vencer na qualificação para o Euro 2024

6 meses atrás 100

Esteve perto de se consumar um balde de água fria, mas tudo terminou bem para Portugal. Na receção à Grécia, no primeiro jogo da qualificação para o Europeu de sub-17, os pupilos de José Lima venceram por 2-1. Valeu a pontaria de Gustavo Varela ao golo do empate dos gregos...

No papel com outros argumentos que a seleção helénica, desde cedo a equipa das Quinas fez por credibilizar tal estatuto dentro das quatro linhas. As ocasiões para marcar não abundaram, mas a vantagem acabou por ser a realidade ao intervalo, já depois de um corte furtuito de um defesa grego quase trair Vasileios Nikolakoulis.

Na sequência de uma bela ligação entre todos os setores da equipa, Tomás Marques cruzou na medida certa para Rodrigo Ribeiro começar a fazer a diferença. Ao primeiro poste, o avançado emprestado pelo Sporting ao Nottingham Forest abriu o marcador com um belo golpe de cabeça.

Na etapa complementar, Portugal continuou a rondar a área visitante. De livre direto, Rafael Luís ficou muito próximo do 2-0, mas a bola teimou em sair ligeiramente ao lado do poste.

Parecia tudo controlado, até que no forcing levado a cabo no quarto de hora final, a Grécia chegou ao empate. Konstantinos Koumas cobrou com precisão e veneno um livre para a entrada da pequena área e Christos Alexiou só precisou de emendar, castigando assim a passividade defensiva da turma lusa. 

Em contra-relógio para o apito final, Portugal voltou a dar um passo em frente e voltou a colocar-se em vantagem, desta vez, para fechar o resultado final. João Vasconcelos obrigou Nikolakoulis a defesa incompleta na cobrança de um livre, surgindo Gustavo Varela a carimbar o triunfo luso, no primeiro toque dado na bola.

Ler artigo completo