Subida acabou. Preço dos combustíveis vai descer para a semana

2 meses atrás 86

Depois das últimas semanas terem sido preenchidas por subidas, o preço dos combustíveis deverá descer na próxima semana.

abastecimento de combustível

© Wassim Chouak / Unsplash

Após quatro semanas de subidas consecutivas, fontes ligadas ao setor prevêem uma descida no preço dos combustíveis no início da próxima semana. Se puder, talvez seja melhor esperar pela próxima segunda-feira (15 de julho) para abastecer.

As previsões apontam para uma descida de 2,5 cêntimos por litro no preço médio do gasóleo simples, enquanto o da gasolina simples 95 deverá descer dois cêntimos por litro.

Isto significa que, no início da próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,58 €/l, enquanto o preço médio da gasolina simples 95 ficará nos 1,732 €/l.

Pistolas de abastecimento de combustível© Engin Akyurt / Unsplash

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitualmente acontece, são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 11 de julho.

Os valores da DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor. É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que se tratam apenas de valores médios e indicativos.

Além disso, cada revendedor ainda continua a ter a liberdade de praticar o preço que considera ser o mais correto na sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor pago pelos consumidores. Até agora não foram efetuadas alterações nas medidas extraordinárias de redução fiscal implementadas pelo governo, que foram atualizadas pela última vez em outubro de 2023.

Por esse motivo, continua a haver um «desconto fiscal» no ISP de 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e de 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas de mitigação em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Ler artigo completo