Sucessor de Paulinho pode estar em casa: os destaques da vitória leonina

2 meses atrás 72

No sexto particular de pré-temporada, o Sporting registou a sua quarta vitória. Frente ao Sevilla, no Estádio do Algarve, o campeão nacional deixou escapar algum conforto e vantagem nos minutos finais, quando a fadiga já se começava a notar, mas mesmo assim conseguiu segurar uma vantagem de 2-1.

Foi o segundo triunfo do dia, depois do hat-trick de Gyökeres frente ao Farense (3-0), sendo que este segundo jogo, aberto ao público, também contou com um ponta de lança em papel de destaque. Rodrigo Ribeiro, que marcou e assistiu, foi uma das figuras aqui analisadas pelo zerozero

Os destaques...

Rodrigo Ribeiro: esta não é a sua primeira pré-época na equipa principal, mas, depois desta exibição, já podemos dizer que é a mais proveitosa. O ponta de lança de 19 anos está aqui (e não entre «miúdos» ou «regressos» porque foi o homem do jogo, assinando o primeiro golo com uma boa finalização e ainda assistindo o segundo com um bom trabalho entre os dois defesas adversários. Não tem o estilo do sueco, mas a forma como combina fora da área dá ares de... Paulinho. Francisco Trincão: depois de um excelente fim de temporada, o extremo direito do Sporting parece determinado a arrancar 2024/25 da mesma forma. Não é o jogador mais influente da equipa e por vezes desaparece durante largos minutos, mas quando recebe a bola em posições adiantadas consegue ter impacto. Fez um belo trabalho no golo, quase assistiu colegas por duas vezes, e ainda trabalhou defensivamente. Pedro Gonçalvesfoi o elemento mais perigoso da equipa na segunda parte, com um bom lance individual e, mais tarde, um enorme desperdício após passe de Trincão. Na primeira parte esteve mais longe da baliza, mas mesmo assim brilhou. Destacou-se no passe, mas também no trabalho sem bola, de maneira que merece um lugar nesta lista. Nuno Santos: esteve apenas meia hora em campo, mas mesmo assim conseguiu firmar uma exibição digna de realce. O que lhe falta em dinamismo, é compensada pela mestria das características que Nuno Santos de facto tem: verticalidade e último passe. Ambas ficaram evidentes no lance do primeiro golo. Saiu com queixas no joelho e pode ser uma baixa de peso para o início da época.

O reforço...

Vladan Kovacevic: para já, o novo guarda-redes do Sporting vai encontrando algumas dificuldades. Não tem qualquer culpa no golo sofrido, sendo até traído por um desvio de Eduardo Quaresma, mas o facto de esse ter sido o único remate à baliza do Sevilla não é um bom cartão de visita. Com bola é um claro upgrade a Adán, tendo feito vários passes interessantes e até driblado a pressão de um adversário.

Os miúdos...

Diogo Travassos: ocupou a ala esquerda durante cerca de 40 minutos e conseguiu corresponder à dificuldade do jogo. Segurou a sua zona a nível defensivo e aproveitou a única oportunidade que teve para atacar com espaço, num lance em que teve de ser travado em falta (e quase deu golo). Aos 20 anos, e já depois de duas longas paragens por lesão, está a aproveitar a oportunidade. Miguel Alves: foi lançado após a expulsão de Diomandé e teve de lidar com a fase mais caótica do jogo. Estava há poucos segundos em campo quando o Sporting sofreu golo e nos instantes finais era o único central de raiz num trio que tinha ainda Morita e Esgaio. Condições adversas, sem dúvida. Samuel Justo: disputou apenas os três minutos de descontos do jogo, à semelhança do que tinha acontecido na semana anterior. Nada a assinalar na exibição do jovem médio.

Ler artigo completo