Super Mario RPG em teste: Voltar ao Mario que já nos fez felizes

9 meses atrás 110

Quantos remakes e reinterpretações de jogos clássicos já fez a Nintendo? Já perdemos a conta. E, muitas vezes, a Nintendo serve-nos ‘mais do mesmo’. O que é, em parte, válido para este jogo. Mas Super Mario RPG é um remake, para a Switch, bem conseguido, fiel a um clássico adorado. Os diálogos desvairados e os inimigos divertidamente bizarros são mais do que suficientes para encantar qualquer jogador. Seja ou não fã da já mítica personagem da Nintendo.

Em Super Mario RPG, Mario e os seus companheiros – as quatro outras personagens jogáveis são Mallow, Geno, Peach e Bowser – têm de derrotar o poderoso e maléfico Smithy Gang e recolher as sete estrelas para poderem reconstruir a Star Road, de modo a prevenir uma invasão de armas com vida, vindas de outra dimensão. Antes, claro, num género de prequela, há a típica missão da Princesa Peach, raptada por Bowser. Curiosamente, o eterno mauzão até se revela ter bom coração.

Juntos, na aventura da procura das estrelas, percorrem diversos cenários, conhecem aldeões e personagens peculiares, cujas falas nos fizeram rir à gargalhada, e enfrentam monstros de todos os tipos. Dos clássicos Goombas a bolos (sim, bolos!) apetitosos, porém ameaçadores.

O Reino dos Cogumelos é apenas uma parte do mapa do jogo. E todo o restante mundo é como se tivesse sido desenhado por… quem comeu cogumelos mágicos. Não é uma crítica negativa, pelo contrário: o ambiente criado, sempre num tom de boa disposição, é um dos pontos mais fortes deste jogo.

Controlos simples

Super Mario RPG tem um estilo de combate simples, do género ataque/contra-ataque. Ao pressionarmos o botão A no momento certo, é possível defender os ataques do inimigo ou ganhar bónus. Todas as personagens têm ataques especiais e todos os inimigos apresentam, naturalmente, fraquezas.

No entanto, o combate não chega a ser desafiante o suficiente para o jogador ter de se preocupar muito com conhecer e explorar os pontos fracos de cada adversário. Claro que esta característica não é, necessariamente, um ponto negativo. Isto porque, acreditamos, a maioria dos adeptos de Mario procuram um jogo leve e divertido. Se este é o seu caso, certamente vai gostar do sistema de combate de Super Mario RPG.

Prós
– Diálogos inspirados e divertidos
– Mundo de fantasia e boa disposição

Em termos visuais, Super Mario RPG tem uma abordagem muito literal ao conceito de remake. Todos os cenários e personagens são uma versão muito semelhante, mas modernizada, do original. Apesar de o objetivo de uma reedição ser, efetivamente, usar ferramentas atuais para refazer um jogo antigo, consideramos que o grafismo tem uma certa falta de caráter. As cutscenes têm visuais lindíssimos, o que só reforça que os criadores de Mario têm capacidade para ter feito mais e melhor na componente gráfica.

Contras
– Muito semelhante ao original
– Caro para um remake

Um grande ponto positivo é a banda sonora. Ao comparar o áudio do jogo de 1996 com a banda sonora da nova versão, ouve-se uma clara melhoria. Aliás, sente-se a tal inovação que falta à parte visual e que não prejudica, de todo, o fator nostálgico.

Fiel, divertido e cheio de personalidade, Super Mario RPG é, sem dúvida, um jogo aplicativo para quem quer reviver a aventura original na Switch e, sobretudo, para novos jogadores que nunca jogaram a versão de 1996.

Tome Nota
Super Mario RPG  – €59,99

Global: 3,9

Plataformas Nintendo Switch

Ler artigo completo