Supremo Tribunal vai avaliar imunidade de Donald Trump

6 meses atrás 62

O Supremo Tribunal dos EUA concordou, esta quarta-feira, em avaliar se o ex-presidente norte-americano Donald Trump pode reclamar imunidade no processo em que é acusado de conspirar para anular os resultados das eleições de 2020.

De acordo com o New York Times, os juízes decidiram ouvir os argumentos na semana de 22 de abril. Até que haja uma decisão, os procedimentos da primeira instância vão permanecer congelados.

Assim, a justiça norte-americana vai analisar "se e em que medida um ex-presidente usufrui de imunidade presidencial de um processo criminal por conduta que alegadamente envolveu atos oficiais durante o seu mandato", referiu o tribunal. 

Donald Trump manifestou a sua preocupação por estar envolvido num julgamento enquanto se prepara para disputar as eleições norte-americanas. “A realização de um julgamento criminal do presidente Trump, que durou meses, no auge da campanha eleitoral, perturbará radicalmente a capacidade do presidente Trump de fazer campanha contra o presidente Biden – o que parece ser o ponto principal das persistentes demandas de expedição do conselho especial”, referia o requerimento apresentado pelo ex-presidente dos EUA. 

Leia Também: Advogados de Trump pedem suspensão de caução de 420 milhões de euros

Ler artigo completo