Surpresa: Apple Intelligence está anos atrás da sua concorrência

2 horas atrás 25

É já no próximo dia 28 de outubro que a Apple Vai disponibilizar o iOS 18.1 com as duas primeiras funcionalidades IA.

Mas atenção, além de este não ser um lançamento global – em Portugal os recursos vão manter-se inativos até ao próximo ano – parece que a Apple Intelligence está dois anos atrasada face aos seus concorrentes mais diretos: Google Gemini e ChatGPT da OpenAI.

Menos precisão e menos conhecimento face aos rivais

Apple Intelligence Os recursos Apple Intelligence vão chegar a 28 de outubro, mas não a nível global Crédito@Apple

O portador desta notícia surpreendente é Mark Gurman, da agência de notícias Bloomberg. Na sua última newsletter Power On, o conhecido jornalista avançou que os recursos IA da Apple estão francamente atrasados face aos seus rivais, nomeadamente a assistente virtual da marca.

Citando funcionários anónimos da Apple e estudos internos da empresa, Gurman avança que a Siri com tecnologia IA é 25% menos precisa que o ChatGPT e responde a menos 30% das perguntas face à IA da OpenAI.

Pior do que isso: quando comparada com o Gemini da Google, a assistente virtual Apple fica atrás sensivelmente com os mesmos valores.

Estas são notícias preocupantes para a Apple que pode ver o afastamento de seguidores pela falta de competitividade da sua Inteligência Artificial. Mas nem tudo são más notícias.

Mark Gurman acredita que a Apple tem a vantagem de conseguir lançar o Apple Intelligence num grande número de equipamentos do seu portefólio. Estratégia, aliás, que a empresa já está a colocar em prática.

A Apple já confirmou que os seus recursos IA vão estar disponíveis em todos os modelos do iPhone 16, assim como em todos os dispositivos de nova geração do iPad e Mac. Diz Gurman que Tim Cook quer a sua Inteligência Artificial em todos os equipamentos com ecrã até 2026.

Recorde-se que recentemente a marca lançou, a nível global, o novo iPad mini que está agora na fase de pré-reserva no site oficial da marca em Portugal.

Ler artigo completo